Equipes da Saúde e Social alertam a população para prevenção do câncer de próstata

Nas programações de planejamento e assistência em saúde, o mês de novembro é direcionado a saúde do homem. As ações preventivas são desenvolvidas durante todo o ano no Sistema Municipal de Saúde. As equipes das áreas da Saúde e Social do município de Sarutaiá com o apoio da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Freschi estiveram nesta semana decorando o Centro de Saúde, CRAS Leontina Felix Cabral e o Departamento da Ação Social.

“Toda a decoração faz um alerta para os homens, sobre a importância da prevenção. Os cuidados clínicos devem fazer parte da rotina deles. Portanto, não eles não devem esperar adoecer para depois procurar um médico. Os homens também devem se atentar contra a obesidade, diabetes e problemas de pressão", lembrou a Diretora da Saúde Nani Mattos.

Segundo o Departamento da Ação, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos. “Vale salientar que não se trata de uma campanha exclusiva apenas para saúde. Nós da área social temos que colaborar na prevenção contra o câncer, é um momento que todo os funcionários se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença”, comentou a primeira dama Mara Freschi.

Durante este mês de novembro o centro de saúde de Sarutaiá estará voltado para atender os homens com ações preventivas, agendamentos e consultas. Se houve algum caso suspeito, ele será assistido pelos profissionais e encaminhado ao urologista, com o total apoio do Departamento da Saúde.

Fonte: COMUNIC