Isnar se reúne com Superintendente da Sabesp de Itapetininga

Prefeito reivindica ligação de águas e rede de esgotos em loteamentos e o reparcelamento das dívidas com a empresa

Na manhã de segunda-feira (26) aconteceu na Prefeitura de Sarutaiá, uma reunião do Prefeito Isnar Freschi e sua assessoria, com o superintendente da Sabesp de Itapetininga, Ivan Sobral, com o responsável da empresa em Piraju, Edson de Almeida e o gerente de Sarutaiá, Salvador Humberto (Dodo).  Objetivo da reunião foi tentar renegociar as dívidas da Prefeitura com a empresa. Recentemente Isnar esteve em São Paulo com membros da diretoria, para solicitar o reparcelamento das dívidas do município com a empresa que ultrapassa o valor de R$ 2 milhões.

Quando assumiu a Prefeitura, Isnar herdou uma dívida enorme com a Sabesp e que foram parcelados os pagamentos na gestão anterior. Um precatório que afeta consideravelmente a Prefeitura, porque na ação determina que por mês deva ser pago um valor de aproximadamente R$ 40 mil. “É uma dívida alta que temos que arcar até 2020 e devido a queda de arrecadação estamos encontrando dificuldades em cumprir com esta determinação da justiça. Este valor poderia até comprometer os outros compromissos, como a folha de pagamento”, justificou aos presentes.

O Prefeito a sua assessoria solicitaram o reparcelamento do precatório de 54 para 99 meses, mas o superintendente afirmou que não teria autonomia de decidir esta flexibilização. “Vou encaminhar a São Paulo os tópicos da nossa reunião para Diretoria da Empresa, até porque existe burocracia da Sabesp para prolongar este pagamento, por causa da legislação. Como você já conversou com representantes da diretoria e sinalizaram esta possibilidade, vamos encaminhar suas solicitações de forma oficial para ser analisada. A legislação determina o pagamento até dia 31 de dezembro de 2020”, relatou Ivan Sobral ao afirmar que na próxima semana deverá comunicar Isnar se o pedido foi acatado ou não.

Saneamento nos Loteamentos Antonio Aquaro e Maria Todaro Vedova

Isnar reivindicou aos representantes da Sabesp infraestrutura em alguns loteamentos do município. Cobrou soluções da empresa no sentido de providenciar a ligação de rede de esgoto, no António Aquaro e rede de esgoto e ligação de água no Maria Todaro Vedova. “Poderíamos fazer uma parceria para promover a infraestrutura nestes locais, a Prefeitura poderia nos auxiliar com máquinas para construções de tubulações para escoamento e ligações de saneamento no Paulo Aquaro e Todaro”, frisou o Superintendente Ivan.

O prefeito mencionou que há 195 lotes que necessitam urgentemente de infraestrutura com sistema de água e esgoto. Podemos fazer a parceria, até porque a Prefeitura de Sarutaiá é a grande interessada, entretanto queremos um orçamento, para de fato fazer essas benfeitorias e oferecer uma condição digna as famílias, argumentou Isnar. Além destes assuntos, ainda foi cobrado da Sabesp, soluções para acabar com o mau cheiro de algumas bombas submersíveis em estações elevatórias de esgoto. A Prefeitura também solicitou apoio dos dirigentes para esvaziar fossas sépticas de algumas residências na cidade.