Sarutaiá promove a 5ª Conferência Municipal da Assistência Social

Foi realizada no município de Sarutaiá na tarde de quarta-feira (21) a V Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema; "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS". Na ocasião, estiveram presentes pessoas ligadas na áreas que abrange o social. A Conferência teve por finalidade avaliar as políticas da Assistência Social e deliberar sobre as diretrizes para o aperfeiçoamento do processo para a garantia dos direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

Para isso, quatro eixos estruturantes foram trabalhados no evento: 1º: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socio assistenciais; 2º: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3º: Acesso às seguranças sócio assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio assistenciais; e 4º: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direitos sócio assistenciais.

A Diretora da Ação Social, Alessandra Médice explicou que a Conferência busca melhorias na prestação da qualidade dos serviços ofertados. “O encontro é parte do processo de construção de políticas públicas de assistência social. Por esse motivo, diversos setores da sociedade civil, usuários, profissionais da área e entidades se reúnem visando a consolidação dessas políticas”, diz.

Para a presidente do Fundo Social, Mara Freschi a conferência colabora com o processo de desenvolvimento social do município. “Um evento como esse traz dignidade e sabedoria ao trabalho da Assistência Social. A conferência reafirma o comprometimento de cada profissional envolvido em manter um serviço eficaz e de qualidade, voltado para a comunidade”, explicou.

Outros assuntos abordados durante a Conferência Municipal foram à eleição dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Assistência Social e ainda a escolha de quatro delegados (Braz de Oliveira, Osmarina Miron, Rogério de Jesus e Lázara Vieira de Souza) que representarão a cidade na Conferência Estadual em São Paulo. A palestra foi ministrada pela Assistente Social, Maria Aparecida Finotti de Oliveira.

Os organizadores agradeceram a presença dos representantes do Cras, Departamento da Saúde, Educação, Grupo do Câncer, Terceira Idade, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Fundo Social de Solidariedade, Beneficiários do Bolsa Família, Conselho do Idoso e Projeto Espaço Vida.

COMUNIC