15 JUN 2023
Prefeito de Sarutaiá busca apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para ampliar coleta de materiais recicláveis
Na última quarta-feira (14), o prefeito Isnar Freschi, de Sarutaiá, participou de uma audiência na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, em São Paulo. Na reunião com a subsecretária Samanta Souza, o prefeito protocolou pedidos de recursos para fortalecer a infraestrutura de coleta e reciclagem de materiais no município.

Durante o encontro, o prefeito Isnar Freschi apresentou demandas essenciais para impulsionar a coleta seletiva e o tratamento adequado de resíduos recicláveis em Sarutaiá. Entre os pedidos, foram solicitados um caminhão com carroceria para coleta de materiais recicláveis, recursos para a construção de um barracão destinado à triagem e armazenamento desses materiais, além de verbas para a aquisição de equipamentos como prensa, balança, triturador de vidros, mesa de triagem e elevador hidráulico.

Segundo o prefeito Isnar, Sarutaiá já adota a coleta seletiva desde 2010, e atualmente cerca de 60% das residências realizam a separação dos materiais recicláveis, armazenando-os em sacos fornecidos pela Prefeitura e distribuídos aos moradores pelos agentes coletadores. No entanto, a administração municipal busca melhorar ainda mais a eficiência desse processo e ampliar a capacidade de reciclagem no município.

"A Prefeitura Municipal se preocupa com as questões ambientais e está empenhada em promover ações sustentáveis. A destinação correta dos resíduos recicláveis é fundamental para a preservação do meio ambiente e a construção de uma cidade mais limpa e consciente. A expectativa é que, com o suporte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sarutaiá possa ampliar estes serviços, consolidando-se como uma referência no manejo responsável de resíduos e materiais recicláveis”, ressaltou o prefeito Isnar.

A solicitação de apoio à Secretaria Estadual de Meio Ambiente busca garantir recursos necessários para aprimorar a coleta seletiva e aumentar a capacidade de reciclagem em Sarutaiá. “Com a infraestrutura adequada, será possível processar um maior volume de materiais recicláveis, reduzindo o impacto ambiental”, concluiu o agrônomo da Prefeitura Sylvio Júdica.