21 FEV 2024
Inauguração da Praça Adolfo Ramos da Silva em Sarutaiá
Na manhã de terça-feira (20), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), junto com a Prefeitura de Sarutaiá, entregou a obra de reforma e revitalização da Praça Adolfo Ramos da Silva, localizada no centro da cidade. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, do prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi.
Ainda participaram do evento o promotor de justiça, Luis Fernando Rocha, que representou o Conselho Gestor do FID; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Pellicer Freschi; o prefeito de Piraju, José Maria Costa; o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira; o padre Paulo Eduardo, além de secretários municipais, vereadores, da população local e das crianças e adolescentes de três escolas municipais (EMEI, EMEF e Estadual).
A população sarutaiense compareceu ao evento que marcou a conclusão das obras, iniciadas em 2020, que contaram com investimento de R$ 1.258.646,69. Deste total, R$ 973 mil são oriundos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela pasta estadual da Justiça e Cidadania, e R$ 285 mil foram contrapartida da prefeitura.
O secretário-executivo da Justiça e Cidadania enfatizou a importância desta data. “É com imensa satisfação que testemunhamos a entrega desta importante obra de revitalização, que representa o compromisso do Governo de São Paulo com o aumento da qualidade de vida e do bem-estar da população”, concluiu Raul Christiano.
O projeto incluiu a revitalização dos espaços, a reforma dos banheiros públicos, a construção do palco e dos quiosques, a instalação de itens de acessibilidade (rampas, piso podotátil e lombofaixa), a adequação da sinalização das vias, além paisagismo. Para o prefeito, a revitalização da Praça Adolfo Ramos da Silva representa mais do que uma simples reforma.
“Este espaço renovado não apenas oferecerá momentos de lazer e convívio, mas também se tornará um ponto de encontro e celebração para toda a comunidade. Agradeço a todos os envolvidos por seu trabalho dedicado em tornar este projeto uma realidade que impactará positivamente a vida de tantas pessoas em Sarutaiá”, declarou Isnar Freschi.
“O FID tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do estado. Ficamos felizes em contribuir com mais esta obra importante em Sarutaiá”, declarou o promotor representante do Conselho Fiscal do FID, Luis Fernando Rocha.
As crianças da EMEI e EMEF fizeram apresentações para as autoridades e ao público presente, lembrando que o Padre Paulo Eduardo proferiu uma benção na Praça a Convite do prefeito Isnar Freschi Soares.