29 FEV 2024
Sarutaiá intensifica ações de combate à dengue
A Prefeitura de Sarutaiá, por meio do setor de endemias e do departamento de saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (29) uma reunião da Sala de Situação de Arboviroses, no gabinete do prefeito Isnar Freschi Soares. O objetivo foi apresentar os trabalhos do município voltados para as questões da dengue e as medidas desenvolvidas para prevenir e controlar a doença.De acordo com o coordenador do setor de endemias, Diones Ribeiro, foram realizados vários bloqueios, nebulizações e visitas nas casas dos moradores de Sarutaiá, onde houve registro de casos de dengue na cidade.
Ele informou que na sexta-feira (01) haverá uma campanha nas escolas para conscientizar os alunos e os pais sobre os cuidados com a dengue e, no sábado (02), ocorrerá uma mobilização na Praça Adolfo Ramos da Silva, com distribuição de panfletos, orientações e atividades educativas. Além disso, os terrenos com mato alto serão notificados pelo setor da Vigilância Sanitária, para evitar que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Ribeiro destacou que os prédios da Prefeitura foram todos limpos, inclusive a piscina pública, que está sendo monitorada periodicamente. Ele disse que após os casos confirmados de dengue na cidade, já foram feitas as ações de nebulizações e monitoramento nos bairros, para evitar a proliferação da doença. Ele também ressaltou a importância da participação da população na eliminação dos possíveis focos do mosquito em suas residências e no seu entorno.
A diretora do departamento de saúde, Nani Matos, reforçou que a maioria dos casos de dengue tem origem dentro da própria casa, em vasos de flores, recipientes com água, seja nas geladeiras, vasilhames e outros objetos que possam acumular água parada. Ela pediu que os moradores permitam a visita dos agentes e do setor de endemias para que seja feita a fiscalização e a orientação adequadas. Ela também orientou que as pessoas que apresentarem sintomas de dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas vermelhas na pele, procurem imediatamente o serviço de saúde, para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.
A reunião contou com a presença do chefe de gabinete Michel Miron, que elogiou o trabalho do setor de endemias e do departamento de saúde e reafirmou o compromisso da administração municipal com a saúde pública. Ele disse que a Prefeitura está empenhada em combater a dengue e outras arboviroses, como a chikungunya e a zika, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito. Ele pediu a colaboração de toda a comunidade para que Sarutaiá fique livre dessas doenças.
Também participaram da reunião representantes da administração, da escola estadual Dr. Edgardo Cardoso, dos departamentos social, de educação, de cultura e jurídico, além dos vereadores Paulinho Silva, Pelé Cardoso, Milton e Gango.