07 MAR 2024
Sarutaiá inaugura sala para o Grupo da Mente
A saúde mental é um tema cada vez mais relevante na sociedade atual, que enfrenta diversos desafios e conflitos que podem afetar o bem-estar psicológico das pessoas. Pensando nisso, o Departamento de Saúde de Sarutaiá tem desenvolvido um projeto pioneiro e inovador, que oferece apoio psicológico e social para pessoas com algum problema mental. O projeto, chamado de Grupo da Mente, ganhou na última quarta-feira (6) uma sala exclusiva para realizar suas atividades no Centro de Saúde – Maria Rodrigues dos Reis.
O Grupo da Mente é uma iniciativa do Programa Estratégia de Saúde de Família, que visa auxiliar os pacientes a lidar com suas emoções, superar seus medos, aumentar sua autoestima e melhorar sua qualidade de vida. O projeto é coordenado pela psicóloga Lisiane Machado, que realiza atendimentos individuais e em grupo, utilizando técnicas e recursos terapêuticos adequados para cada caso. O projeto também conta com o apoio das equipes do CRAS e do Departamento Social, que oferecem orientação e acompanhamento às famílias dos participantes, buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
A nova sala, que fica no Centro de Saúde central, foi equipada com móveis, materiais e recursos adequados para receber os pacientes do Grupo da Mente. O espaço foi preparado pela administração Isnar, que tem investido na saúde mental como uma das prioridades de seu governo. A sala conta com um ambiente acolhedor, confortável e seguro, que propicia o desenvolvimento das atividades do projeto.
A solenidade de entrega da sala aconteceu na tarde da última quarta-feira (6), e contou com a presença do prefeito Isnar Freschi Soares, da diretora da saúde Nani Matos, da psicóloga Lisiane Machado, e de outras autoridades e colaboradores. Na ocasião, os participantes do projeto estiveram no Centro de Saúde central, onde acompanharam o pronunciamento das autoridades e receberam as boas-vindas à nova sala.
O prefeito Isnar Freschi Soares destacou o trabalho da administração para garantir um atendimento de qualidade aos moradores de Sarutaiá. Ele elogiou a equipe do Departamento de Saúde, especialmente a psicóloga Lisiane Machado, pelo empenho e dedicação no projeto. Ele também ressaltou a importância do Grupo da Mente para socializar e promover a autoestima dos participantes, que muitas vezes sofrem com o preconceito e a exclusão social.
"O Grupo da Mente é um projeto que me enche de orgulho, pois mostra o quanto nós nos preocupamos com a saúde mental dos nossos munícipes. Nós sabemos que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que muitas pessoas sofrem com problemas como depressão, ansiedade, estresse, entre outros. Por isso, nós decidimos investir nesse projeto, que oferece um apoio psicológico e social para essas pessoas, ajudando-as a se recuperarem e a se sentirem mais felizes e confiantes. Nós também decidimos preparar uma sala exclusiva para o projeto, para que os pacientes se sintam mais acolhidos e confortáveis. Essa sala é um símbolo do nosso compromisso com a saúde mental, e eu espero que ela seja muito bem aproveitada por todos que participam do Grupo da Mente", disse o prefeito Isnar.
A diretora da saúde Nani Matos também parabenizou a equipe que atua na linha de frente do Projeto Saúde da Mente, e afirmou que o projeto tem executado um trabalho criativo e relevante com os pacientes. "Eu quero parabenizar a equipe do Projeto Saúde da Mente, que tem realizado um trabalho incrível com os pacientes, utilizando técnicas e recursos terapêuticos adequados para cada caso. Eu também quero agradecer o apoio da administração Isnar, que tem investido na saúde mental, e que nos proporcionou essa sala exclusiva para o projeto", afirmou a diretora da saúde Nani Matos.
A psicóloga Lisiane Machado agradeceu o apoio da administraação Isnar por preparar uma sala bem equipada e que irá acolher as pessoas que passam pelo atendimento semanal no Grupo. Ela explicou que o projeto tem como objetivo ajudar os pacientes a se conhecerem melhor, a se expressarem, a se valorizarem e a se integrarem na sociedade. Ela lembrou que as atividades são realizadas todas as quartas-feiras, a partir das 13 horas, no Centro de Saúde, e que qualquer pessoa que tenha interesse pode participar. "Eu quero agradecer o apoio da administração Isnar, que nos deu essa sala maravilhosa para o Grupo da Mente. Essa sala é um sonho realizado, pois ela vai nos permitir realizar as atividades do projeto com mais conforto, segurança e privacidade. Nós realizamos atendimentos individuais e em grupo, e buscamos trabalhar as emoções, os medos, a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. O Grupo da Mente é uma família que se apoia e se fortalece, e eu fico muito feliz em fazer parte dela", declarou a psicóloga Lisiane Machado.
Também estiveram presentes na solenidade, as enfermeiras do ESF, o gerente da saúde Bruno Guazzelli, o vereador Milton Gonçalves e a coordenadora do CRAS, Marli Rinaldi. Eles parabenizaram o projeto e a equipe, e se colocaram à disposição para colaborar com as ações de saúde mental no município.