08 MAR 2024
Agente de Endemias orienta a população sobre os riscos da dengue em Sarutaiá
A dengue é uma doença grave, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar febre, dor de cabeça, dor no corpo, sangramento e até a morte. Para evitar a proliferação do mosquito, é preciso eliminar os possíveis criadouros, que são locais que acumulam água parada, como pneus, garrafas, vasos, caixas d'água, entre outros.
Em Sarutaiá, o agente de endemias Diones Ribeiro, com o apoio do Departamento Municipal da Saúde e dos funcionários municipais, tem desenvolvido diversas ações para orientar as pessoas dos perigos da dengue e para eliminar os focos do mosquito na cidade. Entre as ações realizadas, estão as nebulizações, que são aplicações de inseticida nas áreas onde foram registrados os focos do mosquito, inclusive nos quarteirões da área central da cidade. As nebulizações são feitas com um equipamento que a Prefeitura de Sarutaiá conseguiu recentemente, e que permite uma maior eficiência e abrangência no combate ao mosquito.
Além das nebulizações, o agente de endemias e os funcionários municipais também realizaram campanhas de panfletagem na Praça da Matriz, no último sábado (3), para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater a dengue. Os panfletos continham informações sobre os sintomas, o tratamento e as medidas de prevenção da doença, e foram distribuídos para os moradores e comerciantes da região.
No decorrer desta semana, o trabalho foi intensificado e Diones alertou, através dos meios de comunicação, a necessidade de higienizar os bebedouros dos animais de grandes e pequenos portes, para evitar que as larvas permaneçam nestes locais, pois em contato com a água, elas procriam. Ele também orientou os moradores a verificar e limpar periodicamente os ralos, as calhas, as piscinas, as lonas e outros recipientes que possam acumular água.
O agente de endemias Diones Ribeiro disse que o trabalho de combate à dengue é uma responsabilidade de todos, e que é preciso que cada um faça a sua parte, eliminando os possíveis criadouros em suas casas e quintais. Ele também disse que é importante que as pessoas procurem o serviço de saúde caso apresentem algum sintoma da doença, para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.
"O nosso trabalho é orientar e conscientizar as pessoas sobre os riscos da dengue, e também eliminar os focos do mosquito na cidade. Mas nós precisamos da colaboração de todos, pois a dengue é uma doença séria, que pode matar. Por isso, nós pedimos que as pessoas verifiquem e limpem os locais que possam acumular água, e que não joguem lixo nas ruas, nos terrenos ou nos rios. Nós também pedimos que as pessoas procurem o serviço de saúde se sentirem algum sintoma da dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas na pele ou sangramento. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de cura", disse o agente de endemias Diones Ribeiro.
O prefeito Isnar Freschi também falou sobre as ações de combate à dengue em Sarutaiá, e disse que a administração está empenhada em garantir a saúde e a segurança da população. "Nós estamos preocupados com a situação da dengue em Sarutaiá, e por isso nós estamos investindo em ações de prevenção e de combate ao mosquito. Nós conseguimos um equipamento para fazer a nebulização, que é uma forma de eliminar os mosquitos adultos, que são os que transmitem a doença. Esse equipamento vai nos permitir fazer um trabalho mais eficaz e mais rápido, e nós vamos usá-lo em todos os bairros que precisarem. Nós queremos que Sarutaiá seja uma cidade livre da dengue, e para isso nós contamos com a participação de todos os moradores", afirmou o prefeito Isnar Freschi.
A coordenadora municipal da educação Keli Machado também comentou sobre as ações de combate à dengue em Sarutaiá, e disse que a educação é uma aliada nessa luta. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para combater a dengue, pois ela forma cidadãos conscientes e responsáveis. Por isso, nós estamos desenvolvendo projetos e atividades nas escolas municipais, que abordam o tema da dengue de forma lúdica, criativa e interdisciplinar. Nós queremos que as nossas crianças sejam agentes de transformação, que levem as informações e as orientações que aprendem na escola para as suas casas e para os seus bairros, e que ajudem a eliminar os possíveis criadouros do mosquito", finaliza a coordenadora municipal da educação.