05/08/2019 às 10:00:00
Aterro Sanitário de Sarutaiá tem alto índice de avaliação pela CETESB

É a melhor nota conquistada na região de Avaré

Em inspeção realizada no Aterro Sanitário de Sarutaiá, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, atribuiu a nota que coloca a unidade do município como destaque regional. Segundo o relatório, o Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos, o IQR, foi de 9,7. Esta nota foi a maior obtida na região. Vale ressaltar que no ano passado o valor do IQR foi de 8,8 – caracterizando o estado adequado do local de acordo com as normas ambientais.

O engenheiro agrônomo, Sylvio Júdica comemora o excelente resultado e faz questão de agradecer os colaboradores da municipalidade. “Trabalhamos muito para alcançar esta nota. A nossa satisfação foi tamanha, já que alcançamos a maior nota obtida pelo município e, no momento, a maior nessa avaliação em toda a nossa região. Quero agradecer os servidores municipais que nos auxiliam aqui no aterro, pois o zelo com esta área e os procedimentos adotados pela nossa equipe de acordo com as normas ambientais, foram fundamentais para este ótimo desempenho. Conseguir uma boa nota aumenta nossa responsabilidade para dar continuidade nas ações de melhorias”, diz Júdica.

Vale ressaltar que em Sarutaiá foi implantado o aterro sanitário no ano 2010, também na gestão de Isnar. O aterro esta localizado na estrada velha Sarutaiá a Fartura, em uma área de dois hectares, destinado para os depósitos de resíduos sólidos domiciliares da população do município. Todas as despesas para implantação do aterro sanitário, primeiro da historia do município, foram através de recursos próprios da Prefeitura Municipal, evidenciando a preocupação com a destinação adequada dos resíduos sólidos e cuidados com o Meio Ambiente.

“Temos trabalhado com muita responsabilidade, procurando minimizar os impactos ambientais, através de ações da Secretaria de Meio Ambiente e os resultados estão sendo notados. Aproveito a oportunidade para parabenizar os trabalhos do agrônomo Sylvio Júdica e os servidores que atuam na limpeza e organização do aterro. É importante frisar que a CETESB realiza visitas periódicas para avaliar o serviço do local e tem atestado positivamente como foi esta ultima avaliação”, comentou o prefeito.

O município destina para o local cerca de 10 toneladas de lixo semanalmente, dividido nos três dias de coleta: as segundas, quartas e sextas feiras. O local possui as licenças ambientais necessárias para seu funcionamento adequado e, além disso, anualmente é avaliado pela CETESB da Regional de Avaré. A partir da pontuação obtida nos indicadores da CETESB, os aterros são classificados em dois tipos de avaliações: condições inadequadas (de 0 a 7) e condições adequadas (de 7,1 a 10), como é o caso de Sarutaiá.

A qualidade do Aterro Sanitário também se deve à forma de coleta de lixo realizada no município. O Brasil não viu o fim dos lixões, depósitos a céu aberto que contaminam o ar, o solo e o subsolo e põem em risco o meio ambiente e a saúde da população. A aceleração do consumo em centros urbanos, que concentram cada vez mais gente, deixou claro que aquilo que não tinha mais serventia para as pessoas e as indústrias precisava de tratamento urgente.

“Com o consumismo exagerado da população, muitas vezes estimulado pelos meios de comunicação, torna-se cada vez mais necessário que o poder público tenha consciência da necessidade de um local apropriado, para destinação do lixo gerado pelos munícipes e esse local deve obrigatoriamente possuir as licenças ambientais e um acompanhamento técnico constante. Além disso, é necessária a implantação de programa de coleta seletiva, evitando que os materiais recicláveis sejam destinados para os aterros sanitários”, conclui Silvio Júdica.