07/08/2019 às 16:22:00
Educadores de Sarutaiá participam do projeto de capacitação

Na noite de terça-feira (06) os professores municipais de Sarutaiá estiveram participando de um encontro de formação continuada com a professora Magda Elisete Cerri. A convite da Coordenadoria Municipal de Educação de Sarutaiá, a professora Magda esteve conduzindo esse encontro que trouxe como tema a afetividade do professor junto às políticas públicas de inclusão onde abordou com muito dinamismo o acolhimento aos alunos e a importância do educador nesse processo focando na frase “Aluno a gente não escolhe, aluno a gente acolhe".

Magda Elisete Cerri é professora de Ensino Fundamental I na rede municipal de Fartura. Cursou Pedagogia pela UENP em Jacarezinho; Letras / Inglês.  Pós Graduada em Gestão Escolar, Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clinica e Institucional. Em sua trajetória profissional atuou no Ensino Fundamental I, na Educação Especial – Sala de Recurso; na Educação de Jovens e Adultos, na Escola de tempo integral com projetos de Leitura e informática e nos cursos de graduação e pós-graduação pela FALC. Atualmente desempenha sua função docente junto aos alunos do Ensino Fundamental I acompanhando uma turma de 2º ano e está em processo de formação no curso de pós-graduação no curso de pedagogia sistêmica e matemática na alfabetização pela Faculdade São Braz. Tem uma grande paixão pelo que faz e acredita verdadeiramente no poder do afeto na Educação.

O encontro contou com a presença de todos os professores da rede municipal, da equipe gestora das escolas bem como da Diretora de Educação Elenilda Barrado e do prefeito Isnar Freschi Soares. O convite para a presença da professora é parte do projeto de formação continuada que a Coordenadoria de Educação vem desenvolvendo junto a sua equipe de trabalho. Esse projeto se chama “de professor para professor” e tem por objetivo colocar a rede municipal de Sarutaiá, em contato com companheiros de trabalhos de outras localidades com o propósito de troca de experiências e saberes que possam aprimorar as já existentes  contribuindo para a melhoria da qualidade de educação oferecida.

“Esse é o terceiro encontro que a Coordenadoria Municipal de Sarutaiá  proporciona ao grupo de professores da rede. O primeiro encontro contou com a participação do professor de Educação Infantil Eduardo Gasperoni. O segundo  encontro teve a participação da professora Tatiana Amaral. E o terceiro encontro foi marcado pela presença da professora Magda Cerri. Essa iniciativa parte do princípio defendido por Paulo Freire “  Ninguém ignora tudo e ninguém sabe  tudo.Por isso aprendemos sempre.”  Assim sendo, fica o propósito de aprender com o outro através das mais diversas trocas, seja na exposição de boas práticas, seja nos momentos de estudos reflexivos”, comentou a Diretora de Educação Elenilda Barrado.

O encontro foi marcado por reflexões a cerca do tema e recebido com muito entusiasmo por parte dos professores. Magda fez uso de dinâmicas de socialização o que movimentou a equipe e deixou o ambiente bem descontraído. “Uma aprendizagem se torna significativa quando é possível perceber que pessoas vivenciam as mesmas situações e realidade que nós. Se espelhar em bons modelos que conseguem superar obstáculos e transformar a árdua missão de educador em boas práticas é reconhecer que todos são capazes. Parabenizo a equipe gestora da Educação Municipal pelo envolvimento, pela preocupação com a formação continuada, pela iniciativa e agradeço a presença da professora Magda que veio contribuir com nossa equipe e consequentemente com a aprendizagem dos alunos. Foi um momento muito descontraído e com grandes trocas”, concluiu o prefeito Isnar Freschi.