23/08/2019 às 12:34:00
Palestra sobre as causas da depressão é debatida em Sarutaiá

Ocorreu na última quinta-feira (22) nas dependências do Departamento de Assistência Social de Sarutaiá, uma palestra aos beneficiários do Programa Renda Cidadã sobre o tema: “Depressão não é frescura".  A responsável pela palestra foi a Psicóloga do CRAS - Karina Cestaro que explicou que a depressão não é a mesma coisa que tristeza, e sim uma doença, que merece atenção para receber o tratamento adequado.

De acordo com a Psicóloga é preciso prestar atenção aos sintomas, como: tristeza profunda, desinteresse e falta de prazer, alterações no apetite e sono, sentimentos de culpa e inutilidade – são alguns deles. “Quem tem depressão tem uma tendência a pensar de forma negativa, resistindo muitas vezes aos tratamentos necessários”, comenta Cestaro.

Segundo a psicóloga compete a família o acolhimento e o apoio nesse momento de angústia e desesperança. Também foi explanado durante o encontro as causas da depressão e os fatores de risco. “Demonstrar compreensão é fundamental, porque na maioria das vezes, o tratamento é feito em conjunto pelo psiquiatra e o psicólogo: um atuando nos sintomas e o outro na resolução de problemas, porém é fundamental a participação da família”, afirma Karina.

No final, a psicóloga fez um alerta a população do risco de suicídio em muitos casos de depressão seja a moderada e a severa. E lembrou a todos que no próximo mês ocorre a campanha do “Setembro Amarelo”, cujo objetivo é exatamente para prevenir os riscos de suicídio no Brasil.