30/08/2019 às 13:04:00
Alunos da rede municipal de Sarutaiá passam por avaliação fonoaudiológica

Preocupados com o desenvolvimento integral dos alunos, bem como com o desenvolvimento acadêmico dos mesmos, o Departamento Municipal da Educação em parceria com as gestoras das escolas e o Setor da Saúde Municipal, através do Programa Saúde na Escola, oportunizou na terça-feira (27) uma avaliação de fonoaudiologia a 35 alunos da rede municipal. Os menores da EMEI Margarida Alher de Góes e da EMEF Iracema Marcondes Alcântara foram avaliados pela profissional Daniela Souza Lima, que teve por foco a avaliação individual no âmbito da fonoaudiologia em alunos que foram recomendados pelos professores.

O processo de avaliação fonoaudiológica tem como principal objetivo identificar as habilidades e as fragilidades do aprendiz em determinada etapa do desenvolvimento. A profissional salientou que a busca pela compreensão dos processos de aprendizagem em suas amplas possibilidades: o que se aprende, como se dá essa aprendizagem e o porquê, em alguns momentos, o processo não ocorre de forma satisfatória. Após o período de avaliação, espera-se que esses alunos possam ser acompanhados e beneficiados por um trabalho pontual que auxilie em seu pleno desenvolvimento.

“Um efetivo acompanhamento embasado em uma correta avaliação fonoaudiológica poderá auxiliar na identificação dos possíveis problemas, assim traçar as estratégia e as metas a serem indicadas para melhorar a aprendizagem, a autoestima e o aproveitamento escolar. Essa avaliação se faz de grande relevância no processo educativo. Aproveito para agradecer a parceria do Departamento da Saúde, bem como agradeço ao apoio do Prefeito Isnar Freschi que não tem medido esforços para que a Educação desenvolva um trabalho de qualidade”, menciona a Diretora da Educação - Elenilda Barrado.