25/09/2019 às 12:15:00
Sarutaiá realiza a sua VI Conferência da Assistência Social

A Prefeitura de Sarutaiá, por meio do Departamento de Ação Social e do Conselho Municipal da Ação Social, realizou na última terça-feira (24), a VI Conferência Municipal de Assistência Social que reuniu gestores e usuários do sistema. Com objetivo de promover um momento de diálogo sobre ações que devem ser implementadas pelo Poder Público, a Conferência cujo tema foi: “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafio do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no Estado de São Paulo”.

A palestrante Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” explicou o principal objetivo da Conferência. “Como toda Conferência, o objetivo principal é avaliar o que tem sido feito na área social e fazermos as propostas de acordo com as necessidades, colocações e apresentações dos eixos: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social; Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; Participação e Controle Social no SUAS”, explicou.

O prefeito Isnar Freschi, o presidente da câmara, Paulo Rogério e representantes da área social estiveram na conferência. Vale ressaltar que membros da sociedade local estiveram debatendo os eixos e definindo as propostas que serão apresentadas na conferência estadual. “É o momento de participação da sociedade, em que são discutidas as necessidades e o futuro da política de assistência social no município, visando assegurar a garantia dos direitos sociais e seu fortalecimento”, enfatizou o prefeito Isnar Freschi.

Para a Diretora da Ação Social, Alessandra Médici a conferência debateu temas relevantes na área e foi muito participativa. “A presença dos usuários é fundamental para que os objetivos sejam alcançados, afinal, a finalidade de uma conferência é exatamente conferir e avaliar o que está sendo realizado e propor novas medidas para que a política de Assistência Social possa avançar para atender às necessidades e direitos dos seus usuários”, afirmou.

No encontro ainda foram escolhidos os delegados que representaram o município na conferência estadual sendo: Elizabeth Pellicer (Titular sociedade civil) e Lenita Daniel Vaz Stela (Suplente). Área Governamental: Alessandra Galvani Médici (Titular) e Karina Cestaro (Suplente).