25/11/2019 às 12:04:00
Bancos fecham 611 agências e demitem 5.542 funcionários em 12 meses

SARUTAIÁ TAMBÉM ESTA NESTE RANKING DE FECHAMENTO DAS AGÊNCIAS

Os cinco maiores bancos do país fecharam 611 agências e demitiram 5.542 funcionários num período de 12 meses. Os dados são dos balanços do 3º trimestre do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. As instituições controlam 81,2% dos ativos totais e detêm 84,7% do mercado de crédito brasileiro. Mesmo com todas apresentando lucro, há 1 movimento para reduzir a estrutura administrativa e diminuir gastos.

O Banco do Brasil foi o que mais teve corte de postos de atendimento do 3º trimestre de 2018 ao mesmo período deste ano: saíram de 4.147 para 3.684 unidades - recuo de 11%. O número de funcionários caiu de 97.232 para 93.872. Durante a apresentação dos dados contáveis, o presidente do BB, Rubem Novaes, afirmou que a tendência é de que o movimento continue em 2020. Em nota, o banco informou que revê permanentemente a dotação da rede de agências. “No BB, mobile e internet já respondem por 80% de todas as transações, levando mais comodidade e conveniência aos clientes”, comunicou.

O Santander, por sua vez, aumentou o número de agências de 2.267 para 2.317. O número de funcionários também subiu de 47.836 para 49.382. A expectativa é que os bancos fechem cerca de 1.200 agências até o fim de 2020, sendo que 800 dos cortes devem partir da iniciativa privada, concentrados no Bradesco e no Itaú. Acompanhado disso, os PDVs (programas de demissão voluntária) devem desligar, pelo menos, 11.186 funcionários até o próximo ano.

A redução da taxa Selic e o crescimento das fintechs no mercado também contribuem para que os bancos façam redução dos custos administrativos. Em Sarutaiá a única agência do Banco do Brasil foi fechada em 2017, houve ação na justiça para reabri-la, porém a direção do BB entrou com recursos e a situação ainda continua indefinida.

IMPACTOS EM SARUTAIÁ

O prefeito Isnar Freschi Soares por diversas vezes foi á São Paulo e Brasília buscar soluções para reverter esta decisão do fechamento com a alta cúpula do banco, mas não conseguiu êxito. “Já me reuni com os diretores do Banco do Brasil, com representantes da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e de outras instituições bancárias, todavia alguns mencionam que as tendências dos bancos são concentrarem os atendimentos nos canais digitais. Mesmo com estas negativas não estamos parados, através dos contatos políticos estamos nos movimentando pra obter parcerias com outras instituições e cooperativas de créditos para abrir uma agência física no município”, diz.

Recentemente a reportagem da TV BANDEIRANTES de São Paulo, esteve em Sarutaiá para entrevistar os moradores das dificuldades enfrentadas, devido à falta de uma agência na cidade. De acordo com o jornalista Rodrigo Hidalgo, eles vão produzir uma série de reportagens sobre os fechamentos dos bancos no país e os transtornos para população destas localidades.

MOVIMENTO GLOBAL

Uma pesquisa do grupo Which, mostrou que mais de 30% das agências bancárias do Reino Unido fecharam de 2015 a outubro deste ano, o que equivale a 3.303 unidades. As filiais descontinuadas foram, principalmente, do Royal Bank of Scotland Group, Barclays, HSBC e Lloyds Banking Group.

Relatório do HSBC mostrou que o banco inglês pretende demitir 10.000 funcionários em todo mundo, diminuindo a força de trabalho global em 4%. A instituição financeira já havia divulgado outro corte de 4.700 empregos em agosto. Nos Estados Unidos o JP Morgan Chase terá 301 agências no fim de 2019, a menor quantidade nos últimos 13 anos. O US Bancorp também anunciou aos funcionários que haverá uma reestruturação de pessoal, eliminando cargos de gerência intermediária, que não tem contato com clientes.

No Japão, o Mitsubishi USJ reduzirá 35% as filiais até 2023. Das 515 unidades, 180 estão em risco. O Mizuho também cortará 130 unidades nos próximos 5 anos. O Standard Bank, da África do Sul, anunciou o corte de 1.200 empregos e o fechamento de 91 agências em 2019. Como justificativa, divulgou que é preciso esforço para a digitalização do banco.

MOBILE BANKING

Levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) feito com base nos dados de 2018 mostra que 6 em cada 10 transações bancárias já são realizadas pelo celular ou pelo computador. Eis outro infográfico:

De 2014 a 2018, enquanto os canais tradicionais perderam espaço no volume de transações bancárias, saindo de 38% para 24% do total, os meios digitais subiram de 47% para 60%. O montante movimentado por mobile banking saltou de R$ 48,8 bilhões para R$ 78,9 bilhões no período, o que corresponde a uma alta de 62%. Do internet banking, caiu de R$ 18 bilhões para R$ 16,2 bilhões -recuo de 10%. Nas agências bancárias, o volume de transações tombou 18%: de R$ 4,9 bilhões para R$ 4 bilhões.

Pesquisa similar do ABA (American Bankers Association), dos Estados Unidos, também sinaliza que 73% do uso das contas bancárias de 2019 foi feito via canais digitais. Houve uma alta de 72% em comparação a 2018. Quase 1 em cada 5 dos entrevistados continua realizando suas transações pessoalmente nas agências dos bancos.

(Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360).

Fonte: COMUNIC e Poder 360