06 JAN 2020
Inovação com criatividade: Projeto Férias ativas atende 130 menores de idade no período de férias escolares em Sarutaiá
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4

Com o objetivo de promover diversão aliada à segurança e socialização durante a infância e adolescência, a Prefeitura de Sarutaiá foi contemplada com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Esporte, para implantação do Projeto Férias Ativas. Segundo o prefeito Isnar Freschi, o projeto Férias Ativas foi elaborado de acordo com a realidade da localidade, visando difundir o Esporte e Lazer no período de férias escolares no mês de janeiro. “A finalidade é preencher o tempo livre desses menores de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais e sociais. Queria agradecer ao deputado federal, Capitão Augusto que destinou uma emenda no valor de R$ 100 mil, para que pudéssemos montar o projeto e ser aprovado pelo Ministério”, explicou Isnar.

Neste período do ano, muitas famílias não têm como conciliar a sua jornada de trabalho com as suas obrigações familiares diárias e de acordo com a equipe de projeto da Prefeitura, a ideia de implantar o ‘Férias Ativas’ foi de conciliar as atribuições da família, garantindo assim um ambiente seguro com brincadeiras lúdicas e recreativas aos menores de idade. “Foram quatro meses de elaboração da parte técnica e orientação repassada pelos técnicos do Ministério, para que conseguíssemos a aprovação. É oportuno frisar que devido ao empenho do prefeito Isnar e o bom relacionamento com o deputado federal Capitão Augusto, este recurso foi disponibilizado e hoje podemos oferecer um janeiro diferente aos menores do município”, diz.

Segundo o professor de educação física Rodrigo Martins, são atendidos meninos e meninas de 06 a 17 anos, na sua maioria filhos de trabalhadores da agricultura, agropecuária, confecções e comércio, com os pais trabalhando o dia todo. “Estas crianças e adolescentes não tendo ocupação ficam com o tempo ocioso. Este projeto veio para preencher esta lacuna e oferecer uma oportunidade para que os menores de idade possam ter uma ocupação, se socializar com os demais grupos e tirá-los desta sociedade individual, devido os jogos e aplicativos que a internet possibilita”, menciona Martins.

Para o coordenador Rodrigo Bongo, o projeto Férias Ativas são compostos por núcleos, ou seja, dois períodos de atendimentos; um núcleo funciona das periodicamente das 08h30 às 12h30min e das 13h30 às 17h30min, ficando um intervalo de 30 minutos para avaliação das atividades desenvolvidas no dia, bem como alinhamento e organização das atividades do dia seguinte. “O projeto visa também proporcionar a integração das crianças em seu período de férias através de atividades recreativas que visam estimular a criatividade, espírito de equipe, o recriar através da ludicidade e metodologias ativas que contemplem a faixa etária de cada assistido”, salienta Bongo.

MODALIDADES

-Canoagem;

-Natação e brincadeiras aquáticas;

-Voleibol;

-Futebol;

-Futsal;

-Tênis de mesa;

-Futebol Society;

-Malha e bocha;

-Campeonato de pipas, peão, petecas;

-Atividades recreativas;

-Apresentação de Capoeira;

-Jogos mentais (dama);

-Palestras.

As crianças e os adolescentes estão aprovando a iniciativa. “São várias modalidades esportivas e definimos a programação nos dois períodos, para que eles possam ter acesso a todas as brincadeiras e recreações esportivas. Aproveitamos o lago, para práticas de canoagem, a estrutura do ginásio de esportes, dos campos de bocha e malha, além da quadra de grama sintética, portanto cada monitor é responsável pelo acompanhamento dos menores nas respectivas modalidades. Esta diversidade de atividades faz com que o projeto seja atrativo”, conta o professor de canoagem, Adriano Siano.

Vale salientar que a programação teve início na segunda-feira (6) e termina no dia 31 de janeiro. No término do projeto, a equipe montará um portfólio das atividades e atenderão à prestação de contas do mesmo. Vale salientar que os recursos humanos foram contratados por intermédio de Pregão Eletrônico N° 10/2019, sendo quatro Professores de Educação Física e quatro agentes recreativos (3 Pedagogas e 1 Arquiteta).