10 JAN 2020
Conselheiros Tutelares de Sarutaiá são empossados e contarão com novo carro e nova sede para atendimento

Os novos conselheiros tutelares de Sarutaiá tomaram posse na manhã desta sexta-feira (10), em cerimônia às 10h30 no prédio da Prefeitura Municipal. São cinco pessoas da sociedade que foram eleitas em 6 de outubro de 2019, e atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Sarutaiá entre 2020 e 2024. O prefeito Isnar e os vereadores Paulo Rogério de Castro e Flávio Sela, além dos representantes da área social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estiveram na solenidade.

Foram empossadas: Sandra, Carla, Marycarme, Alex e Patrícia. O prefeito Isnar também fez a entrega do veículo (zero KM) aos conselheiros, bem como das chaves das novas instalações (prédio) do Conselho Tutelar, inclusive com cinco novos computadores. A diretora da Ação Social – Alessandra Médice mencionou que eles foram escolhidos pela população em eleições diretas para proteger e garantir os direitos da infância e juventude. “Vocês têm como responsabilidade o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias. É um trabalho eficaz, porém complexos. Recebem denúncias, verificam situações e aplicam as medidas de proteção, sempre que os direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados e/ou violados”, explicou.

Os vereadores Paulo Rogério e Flávio Sela ressaltaram que o Legislativo esta a disposição para ajudá-los. Mencionaram que o prefeito Isnar fez um trabalho fundamental para melhorar a estrutura para atuação dos membros. “Devido ao bom relacionamento com os deputados, Isnar conseguiu um novo veículo zero quilometro, computadores e ainda disponibilizou um novo espaço, mais adequado aos conselheiros”, frisaram.

Isnar salientou que a prefeitura de Sarutaiá estará a disposição dos membros e afirmou o compromisso da administração em conseguir um novo veiculo, computadores, nova estrutura para acomodar os conselheiros e aquisições de outros materiais e mobiliário. “Quero parabenizar todos os eleitos e as pessoas que concorreram nas eleições de outubro de 2019. Vocês foram escolhidos pela população e desta forma passaram por capacitação, para desempenharem suas atividades em prol dos menores de idade do município. Vamos entregar uma ótima estrutura para que vocês possam desempenhar bem suas respectivas atribuições”, disse.

No final da cerimônia, o prefeito Isnar e os demais representantes do legislativo fizeram a entrega do veículo e da nova sede do Conselho Tutelar de Sarutaiá. Contatos do órgão para denúncia de maus tratos ou outras ações que possam colocar em risco o menor de idade pelo telefone (14) 9.9714 4839.

Função dos Conselheiros

O trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado (como na falta de vagas em escolas ou tratamentos em hospitais), pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando se trata de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).