Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Sarutaiá - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
27
27 JAN 2020
Seminário sobre Atenção à Primeira Infância é realizado em Sarutaiá

Ocorreu na cidade de Sarutaiá no início desta semana (segunda e terça-feira) na sede do Departamento da Ação Social, o Seminário de Avaliação Participativa do Programa São Paulo, pela Primeiríssima Infância, numa iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde. O encontro teve como objetivo estimular o diálogo entre os responsáveis pela atenção à primeira infância, sensibilizar operadores das áreas da saúde, educação, social, inclusive do Conselho Tutelar.

“Trabalhamos alguns eixos, como: Garantir as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância. Garantir a todas as crianças na primeira infância educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral. Garantir a proteção e dar condições para o exercício dos direitos e da cidadania na primeira infância. Bem como garantir o direito à vida, à saúde e à boa nutrição a gestantes e crianças na primeira infância”, menciona Nani Mattos.

No Brasil, a prioridade da criança é estabelecida no art. 227 da Constituição Federal, de 1988. O artigo determina um tratamento privilegiado para a faixa etária de 0 a 18 anos. A definição de estratégias para a superação de dificuldades relacionadas à primeira infância na cidade de Sarutaiá. Ainda pressupõe a realização de um diagnóstico para identificação e compreensão dos reais desafios do Município na garantia das condições para o desenvolvimento integral das crianças.

A interação com os adultos é chave nesse processo de desenvolvimento e, por isso, o programa tem como objetivo fortalecer os vínculos entre cuidadores e crianças, desenvolvendo habilidades e competências em mães, pais, responsáveis e profissionais da saúde, educação e assistência social, entre outras áreas. “O programa é intersetorial, pois ele resulta não do trabalho de uma secretaria ou departamento específico, mas sim da articulação entre vários setores da municipalidade”, enfatizou a articuladora Márcia Meira.

O seminário contou com as participações das facilitadoras Risélia Pinheiro e Márcia Oliveira (empresa Dias e Pellizon e Instituto de zero a três), além da Articuladora da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde e representante do Departamento Regional de Saúde de Bauru, Márcia Meira.

Fonte: COMUNIC
VINCULADOS À PÁGINA:
Departamento da Saúde
Brasão de Sarutaiá
LOCALIZAÇÃO
Rua Santa Catarina, Nº 47
CEP: 18840-000
ATENDIMENTO
Segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 17h
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba em seu e-mail informativos da Prefeitura
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia