10 ABR 2020
Prefeitura realiza mutirão preventivo em combate ao coronavírus em Sarutaiá

Em mais uma ação de combate à proliferação do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Sarutaiá, através do Departamento da Saúde realizou um mutirão de conscientização, para combater a aglomeração de pessoas nas portas dos comércios, lotérica e nas casas dos moradores de diversos bairros do município. A ação iniciou na manhã e contou com a participação dos agentes da saúde e endemias.

A diretora da saúde – Nani Mattos falou da mensagem de conscientização que estão passando por meio do mutirão. “Nossa equipe esta conversando e entregando panfletos com as pessoas nos estabelecimentos comerciais, nas residências e inclusive nas vias públicas, para conscientizá-los da importância da prevenção, como higienização e distanciamento social. O grande objetivo da ação é conscientizar sobre medidas de prevenção à pandemia, como por exemplo, lavar as mãos com água e sabão constantemente, usar álcool em gel, manter lugares arejados e ventilados, evitar aglomerações de pessoas e entre outros”, explicou Nani.

Por sua vez o prefeito, Isnar Freschi fez questão de agradecer o engajamento da equipe da saúde por desenvolver este trabalho tão eficaz, no sentido de tirar dúvidas e esclarecer medidas preventivas aos moradores e comerciantes. Vale mencionar que até sexta-feira (24) Sarutaiá não registrou casos suspeitos de coronavírus. “Quero agradecer toda a nossa equipe pelos trabalhos neste período de pandemia, os servidores da saúde trabalharam muito nestes últimos meses, seja com visita nas casas, comércio, bem como os atendimentos e ações de monitoramentos promovidas na Unidade Básica de Saúde. Aproveito a oportunidade para solicitar que as pessoas possam tomar cuidado, seja com o distanciamento social e a higienização, para combater o covid-19”, salienta.

COMO PREVENIR

O Departamento de Saúde alerta que algumas medidas de prevenção são essenciais para a prevenção ao Covid-19. As precauções são:

– Fazer a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;

– Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Manter ambientes arejados e ventilados.

VINCULADOS À PÁGINA:
Departamento da Saúde