07 MAI 2020
Sarutaiá define novas estratégias para o combate ao coronavírus

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Sarutaiá tem intensificado as ações de combate no município. Como já foi divulgado anteriormente há um caso confirmado da doença e a pessoa passa por tratamento no hospital de Piraju, apresenta um quadro estável e conta com o suporte do município. Para evitar que haja mais registro de casos, esta semana outras ações foram planejadas para evitar a proliferação da Covid-19, numa iniciativa do Departamento Municipal de Saúde, com o total apoio da administração. De acordo com o prefeito Isnar Freschi na próxima semana será monitorado o principal acesso á cidade, com a equipe da saúde abordando as pessoas, inclusive verificando a temperatura dos condutores e passageiros. Também serão entregues as máscaras aos moradores de forma gratuita e a Prefeitura já planejou que ao ser verificado alguma pessoa sem máscara na cidade, os fiscais serão orientados a conscientizar o morador ou a moradora da importância da proteção e irão fornecer o equipamento de segurança individual.

“Desde o início da pandemia no estado de São Paulo, o município vem adotando medidas para conscientizar a população da necessidade de prevenção. É importante frisar que estamos fazendo a nossa parte, porém é fundamental o apoio dos cidadãos, pois todas as ações desenvolvidas pela administração através dos Departamentos se tornam frágeis quando as pessoas não correspondem com as orientações. Pedimos que as mesmas evitem ambientes de aglomerações, nos estabelecimentos comerciais possam manter o distanciamento social, procure a unidade de saúde apenas em casos de urgência e emergência. Não estamos medindo esforços para controlar a situação, porém precisamos do engajamento de todos”, salienta Isnar.

Outra iniciativa da gestão da saúde foi de intensificar o fornecimento de Equipamentos de Segurança aos servidores que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Na garagem municipal há uma pessoa responsável pela higienização das ambulâncias e veículos. Foram confeccionados aventais para serem entregues aos funcionários da saúde, bem como álcool em gel e máscaras. A assessoria da Prefeitura vai distribuir mais panfletos com orientações de prevenção contra a Covid-19 e serão colocados em locais estratégicos na cidade faixas, conclamando o apoio das pessoas para cumprirem as medidas de proteção.

Na quinta-feira (7) foi realizada no gabinete da Prefeitura, uma reunião com a diretoria do hospital de Piraju, participaram o presidente Sérgio Sanches, o médico Reinaldo Barcala, o prefeito Isnar, assessor Michel Miron e o advogado Gustavo Albanesi. Na ocasião, foram debatidos o quadro do coronavírus na região e o apoio que o município irá oferecer ao hospital. “Foi um encontro muito produtivo, em que podemos discutir o cenário atual, as projeções e infelizmente os dados não são animadores. Se as pessoas não se conscientizarem poderemos ter um aumento do pico de casos e haverá dificuldades no tratamento devido ao número reduzido de vagas nos hospitais. Sarutaiá vai fazer sua parte estaremos ajudando de todas as formas o hospital, a manter um bom atendimento as pessoas que precisarem de socorro”, mencionou o prefeito.

VINCULADOS À PÁGINA:
Departamento da Saúde