01 JUN 2020
Coordenadoras pedagógicas de Sarutaiá acompanham atividades remotas da rede municipal de ensino

Devido á adversidade que o mundo vivencia neste momento, a Coordenadoria Municipal de Educação de Sarutaiá, juntamente com a equipe gestora das unidades escolares ,vem tentando mobilizar as famílias para um trabalho de parceria e semanalmente tem disponibilizado atividades aos alunos da rede com o propósito de amenizar o impacto educativo, estimular o desenvolvimento às aprendizagens e manter o vínculo com a instituição e seus professores nesse período de isolamento social.  As atividades propostas trazem como foco principal o estímulo á leitura, ao raciocínio lógico e ao lúdico tentando proporcionar aos alunos uma continuidade do desenvolvimento de conceitos já assimilados no decorrer na trajetória escolar de cada criança.

Preocupados com a qualidade do ensino remoto, bem como com o preparo das atividades oferecidas aos alunos e o alcance dessas tarefas, as coordenadoras pedagógicas Vanessa Cristina Camargo e Keli Fernanda da Silva Miron Machado juntamente com a diretora Municipal de Educação Elenilda Barrado, vem propondo aos professores momentos de estudo mesmo que a distância para que as estratégias educativas possam ser conduzidas com sucesso. Os professores da rede municipal de Sarutaiá recebem toda terça-feira uma pauta com material para estudo, reflexões e desafios e dessa forma se ajudam mutuamente, planejam os próximos passos, se fortalecem e enfrentam esse momento tão atípico.

A Coordenadora pedagógica Vanessa Camargo ressalta a importância desse momento de estudo. “Nosso objetivo era mostrar para o grupo de professores que a preocupação maior está sim no aluno e na sua aprendizagem efetiva, mas que também está nos nossos educadores. São eles que mesmo distantes conduzem as famílias nesse processo de aprendizagem. Através dessa iniciativa estamos transmitindo a mensagem de que ninguém está sozinho e que unidos num mesmo propósito será possível passar por toda essa situação”, comenta Camargo.

O acompanhamento das atividades remotas vem ocorrendo com frequência e recentemente foi monitorada através de uma pesquisa junto aos pais/ responsáveis e apontou o envolvimento de 77,3 % dos alunos da Educação Infantil e 93,2 % dos alunos do Ensino Fundamental I. A Coordenadora Keli Miron lembrou ainda que tem sido bastante satisfatório o retorno das famílias nesse período de reclusão. “A família teve que se ajustar para uma nova maneira de acompanhamento escolar e querendo ou não foi uma tarefa difícil para todos. Sabemos que não estava nos nossos planos passar por um momento como esse, mas se cada um contribuir um pouquinho todos ganham. Estamos vendo o envolvimento familiar na aprendizagem das crianças e isso nos deixa muito feliz, pois as aprendizagens não param e as crianças necessitam desse apoio”, destaca Keli.