04 JUN 2020
Mais de 8 mil veículos são parados na barreira sanitária em Sarutaiá

Mais de oito mil veículos já passaram pela barreira sanitária feita pela Prefeitura de Sarutaiá, que teve início no dia 18 de maio. Os profissionais da saúde estão abordando motoristas com placas de Sarutaiá e de outras cidades na principal entrada da cidade para aferir a temperatura, fazer o cadastramento das pessoas que permanecem no município, bem como orientar os visitantes sobre o isolamento. Os agentes estão no ponto das 8h até às 17 horas

“Queremos cuidar de nossa gente, mas também nos preocupamos com quem está chegando de fora. É um trabalho de orientação, prevenção e amor ao próximo, enquanto profissionais do Departamento Municipal de Saúde medem a temperatura de todos ocupantes dos veículos, os outros funcionários indagam se eles permanecerão no município para anotar os nomes e telefones. Além disso, as pessoas são informadas que a partir de agora o uso da máscara facial é obrigatório em locais públicos da cidade”, disse o prefeito Isnar Freschi.

O tempo de abordagem em cada veículo varia de 30 a 40 segundos. De acordo com a Diretora da Saúde – Nani Mattos 16 pessoas foram encaminhadas para Vigilância Epidemiológica por apresentarem temperatura corporal acima de 38 graus. “Quando algum motorista apresentava temperatura elevada à equipe de Saúde orienta que o mesmo procurasse a UBS e por ser moradores de outra localidade que procurassem o setor da saúde dos respectivos municípios, onde residiam”, conta.

A Barreira Sanitária foi aprovada por todos que por ali passaram. E segundo levantamento apurado pela nossa reportagem no período de 18/05 a 04/06 foram abordados nas barreiras 8.712 veículos. Sendo 2.268 que visitaram a cidade de Sarutaiá a trabalho, 2.259 automóveis passaram pelo município para se dirigirem a outra localidade e 4.185 veículos do município passaram pelo monitoramento.

“Conclamamos a atenção dos moradores de Sarutaiá que evitem se deslocar para outros municípios neste período de pandemia, as pessoas devem sair de casa em situações de emergência ou de trabalho. Infelizmente há muitos que não entenderam a gravidade da situação. Este número de veículos do município trafegando para outras localidades é preocupante, pois há municípios da nossa região que apresenta um alto índice de casos e, portanto todos devem se proteger e evitar viagens ou passeios desnecessários”, finaliza Nani Mattos.

VINCULADOS À PÁGINA:
Departamento da Saúde