Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Sarutaiá - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
17
17 JUN 2020
Educação de Sarutaiá apresenta balanço de atividades durante da pandemia

A pandemia da COVID – 19 chegou para marcar a reinvenção da Educação e isso tem sido uma preocupação constante para gestores e administradores. Em Sarutaiá a diretora municipal de Educação Elenilda Barrado juntamente com o prefeito Isnar Freschi Soares e sua equipe gestora vem trabalhando com afinco para que os impactos da pandemia sejam minimizados e que os prejuízos pedagógicos aos alunos sejam os menores possíveis. Muitas ações da Coordenadoria Municipal de Educação são parte de um plano de ação como medida preventiva ao COVID – 19 e monitoramento das aprendizagens e estão sendo colocadas em prática com empenho e envolvimento da equipe municipal de Sarutaiá.

Segundo a diretora municipal, desde o final do mês de março os alunos já estão sendo assistidos por seus professores em atividades remotas e isso tem sido um ponto bastante favorável, visto que em pesquisa com pais e responsáveis 93% dos alunos do município estão conseguindo acesso às atividades oferecidas. As diretoras de escola e coordenadoras pedagógicas têm feito um acompanhamento sistemático da frequência dessas atividades e semanalmente emitem relatório para a coordenadoria que auxilia nas medidas de intervenção junto àqueles que por ventura não conseguiram executar as tarefas.

Ações como planejamento semanal de atividades, elaboração de planos pedagógicos, mapeamento de alunos em situação de vulnerabilidade, plantão de entrega de atividades nas unidades escolares, entrega de atividades impressas aos alunos da zona rural, orientações para uso do livro didático; suporte de material didático aos alunos; parceria com o CRAS na distribuição de alimentos para alunos de baixa renda; estruturação de formação continuada aos professores uma vez na semana; incentivo aos pais com o projeto “gotas de educação”; oferta de atividades aos alunos da Educação de Jovens e Adultos; disponibilização de conteúdo de literatura infantil na plataforma municipal dentre outras, são pensadas com carinho e responsabilidade por uma equipe que não descansa.

“Desde o fechamento das escolas, a equipe municipal de Educação não parou e vem se empenhando para que nossos alunos e toda a comunidade escolar sintam os impactos dessa pandemia com a sensação de que não estamos sozinha. Não tem sido uma tarefa nada fácil reinventar a educação; nossos educadores tem carregado uma responsabilidade muito grande nos ombros. Aprendemos muito em pouco tempo e isso só se faz possível porque trocamos informações e buscamos alternativas que de fato possam alcançar nossa demanda. O conhecimento é de fato algo que precisa ser partilhado e nesse período tão difícil estamos vendo isso acontecer de uma maneira jamais pensada, um conhecimento distante, porém tão próximo”, diz Elenilda.

Segundo a Diretora Municipal, a novidade das atividades remotas foi um susto para educadores, pais e alunos, porém algo necessário para reforçar a importância de um trabalho em parceria. “Cada um tomou o seu papel na educação das crianças e temos visto ótimos resultados. Ainda é prematuro mensurar o alcance dessa aprendizagem e temos consciência de que haverá a necessidade de pensar num programa de recuperação das aprendizagens ( o que já estamos fazendo). A única certeza que temos é que nosso retorno às aulas presenciais será diferente de tudo aquilo que já vivemos; vamos voltar para um novo normal e vamos precisar muito da colaboração e empenho de todos. Esse será o desafio do ensino híbrido”, argumentou.

Na data de 24 de junho de 2020, o Governador João Dória do Estado de São Paulo juntamente com o secretário de Educação Rossieli Soares fez um pronunciamento e anunciou o dia 08 de setembro como data prevista para o retorno parcial das atividades educacionais. Tais medidas abrangeram o setor educacional e prevê o retorno de 30% da capacidade total de alunos das escolas. Segundo o plano de retorno do Estado de São Paulo isso deverá ocorrer em três fases até que seja possível atingir os 100% de atendimento. “A equipe da Educação Municipal já iniciou estudos e a elaboração do plano de retorno às aulas presenciais, porém é preciso salientar que iremos programar esse retorno com bastante segurança aos nossos alunos, professores, pais e funcionários. É um trabalho que exige parceria entre rede municipal e Estadual e já estamos nos organizando”, friza

De acordo com Elenilda, nada será como antes e exatamente por isso pensar essa retomada de aulas exige cautela e envolvimento dos setores de saúde, social, educação e o comitê local de enfrentamento ao COVID- 19. “Vamos analisar todas as condições para a reabertura das escolas de forma bastante segura para que não precisemos tomar a decisão de fecharmos novamente. Considerando as orientações dos órgãos competentes e nossa realidade municipal estamos construindo o protocolo geral de retorno com muita atenção e cuidado. O momento exige estudo e muita empatia. Juntos somos mais fortes”, finaliza a diretora municipal Elenilda Barrado.

Fonte: COMUNIC
Brasão de Sarutaiá
LOCALIZAÇÃO
Rua Santa Catarina, Nº 47
CEP: 18840-000
ATENDIMENTO
Segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 17h
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba em seu e-mail informativos da Prefeitura
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia