27 ABR 2023
CineSolar chega a Sarutaiá com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações para toda a família
O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil foi montado no Salão Paroquial

Na última quarta-feira (26), o CINESOLAR trouxe alegria para a população através da magia da sétima arte! O evento foi um grande sucesso, e o primeiro cinema movido à energia solar do país encantou crianças e adultos que estiveram presentes no Salão Paroquial de Sarutaiá. Além das sessões cinematográficas gratuitas, o público pôde se aventurar no Furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel instalada dentro do veículo. Arte, ciências, sustentabilidade, tecnologia e cultura fizeram parte desta estação, além de muita pipoca, um plus a mais para quem esteve no local aproveitando as atrações.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

Segundo o coordenador de Esportes e Cultura, Rodrigo Guilherme, “o CineSolar não somente é uma inovação em termos sustentáveis, como também é em termos culturais. “Quero agradecer a equipe da CPFL pela parceria, pois possibilitaram para os moradores de Sarutaiá momentos de entretenimento com as apresentações do curta metragem e do filme. Até porque havia algumas crianças que ainda não tiveram acesso ao cinema. Também foram distribuídas pipocas ao público presente”, ressaltou Rodrigo que agradeceu o apoio da administração e do Padre Agnaldo que concedeu o Salão Paroquial.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. “Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Sarutaiá, por meio Secretaria de Turismo e Cultura, é realizado pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.