22 MAR 2023
Reunião na Prefeitura discute medidas de prevenção contra arboviroses em Sarutaiá
Na tarde de quarta-feira (22), o setor de endemias da Prefeitura de Sarutaiá, realizou uma reunião para discutir as ações de combate às arboviroses, doenças transmitidas por vírus principalmente por mosquitos como Dengue, Chikungunya e Zika, que são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A reunião envolveu setores da saúde, social, educação, obras, agricultura e administrativo. Durante o encontro, o agente de endemias Diones Ribeiro, explicou a importância das medidas de prevenção para combater essas doenças. "A prevenção de arboviroses depende do controle do vetor e de uma estratégia de saúde pública com integração dos métodos de saneamento ambiental, controle químico através de larvicidas e controle biológico. Todas essas medidas estão sendo avaliadas por nós", mencionou Diones.

Ele também mencionou algumas iniciativas que estão sendo desenvolvidas nos departamentos para orientar os moradores, como mutirões de limpezas, arrastões e palestras. Diones enfatizou a importância da participação da comunidade nessas ações, pois a prevenção é uma responsabilidade de todos. As arboviroses são um problema de saúde pública no Brasil, o Ministério da Saúde informou que houve um salto nos casos de dengue, zika e chikungunya nos primeiros meses deste ano. Diante desse cenário, é fundamental que cada município adote medidas efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

“A reunião realizada na Prefeitura é um passo importante nessa direção, e espera-se que as ações discutidas sejam implementadas de forma efetiva para garantir a saúde da população. O cidadão tem um papel fundamental neste processo, pois é ele quem devem cuidar da sua casa, quintal, para evitar o acúmulo de lixo e objetos com concentram água parada”, afirmou o agrônomo Sylvio Júdica.