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DEFESA CIVIL

PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
MUNICIPIO DE SARUTAIÁ / SP
2022

 
  1. INTRODUÇÃO
 
A elaboração do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município de Sarutaiá, tem como objetivo avaliar os diversos cenários de risco e possíveis desastres que possam ocorrer no município, propondo soluções e coordenando ações para minimização dos danos à locais e pessoas, documento este fundamental para melhorar a capacidade de prevenção e resposta à ocorrência de desastres.
 
  1. OBJETIVO
De acordo com a Política Nacional de Prevenção e Defesa Civil, instituída pela lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012, é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre através da mobilização, articulação e ação coordenada dos órgãos municipais, estaduais e sociedade civil, visando um convívio com as situações de risco dentro de níveis razoáveis de segurança.
O objetivo da elaboração do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município de Sarutaiá é orientar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) através de ações e procedimentos que visem o atendimento às emergências e situações de risco provocadas por fenômenos naturais diversos, como geológico, geotécnico, hidrológico, meteorológico, os quais possam vir a ocasionar danos materiais e perda de vidas.
 
  1. FINALIDADE
O Plano Municipal de Contingência do município  estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta à emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta em eventos relacionados a estes desastres, recomendando e padronizando a partir da adesão dos órgãos signatários os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.
 
 
3.1 LEGISLAÇÃO
- Lei Federal nº 12608 / 2012 “Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres; altera as Leis nºs 12.340, de 1º de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4 de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências.
Compete aos Municípios:
I - executar a PNPDEC em âmbito local;
II - coordenar as ações do SINPDEC no âmbito local, em articulação com a União e os Estados;
III - incorporar as ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal;
IV - identificar e mapear as áreas de risco de desastres;
V - promover a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas;
VI - declarar situação de emergência e estado de calamidade pública;
VII - vistoriar edificações e áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis;
VIII - organizar e administrar abrigos provisórios para assistência à população em situação de desastre, em condições adequadas de higiene e segurança;
IX - manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta e sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastres;
X - mobilizar e capacitar os radioamadores para atuação na ocorrência de desastre;
XI - realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil;
XII - promover a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastre;
XIII - proceder à avaliação de danos e prejuízos das áreas atingidas por desastres;
XIV - manter a União e o Estado informados sobre a ocorrência de desastres e as atividades de proteção civil no Município;
XV - estimular a participação de entidades privadas, associações de voluntários, clubes de serviços, organizações não governamentais e associações de classe e comunitárias nas ações do SINPDEC e promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta com as comunidades apoiadas; e
XVI - prover solução de moradia temporária às famílias atingidas por desastres.
- Decreto Estadual Nº 64.592 / 2019 “Reorganiza a Política e o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil - SIEPDEC, disciplinados no Decreto nº 40.151, de 16 de junho de 1995, e dá providências correlatas”
- A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Sarutaiá (COMPDEC), instituída através da lei Nº 1295 de 22 de novembro de 2019, integra o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), órgão que atua na redução de desastres, em todo o território nacional. No âmbito estadual integra o Sistema Estadual de Defesa Civil através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC), órgão ligado a Casa Militar do Gabinete do Governador, respondendo regionalmente à REDEC I-15/Itapeva – Coordenadoria Regional de Defesa Civil.
  1. DADOS DO MUNICIPIO
 
Sarutaiá foi fundada em 29 de novembro de 1879 pelo Senhor Bento Antonio Pereira, passando a distrito em 10 de dezembro de 1906 e elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 5285, possuindo sua emancipação político administrativa em 18 de fevereiro de 1959.
                                                                                
 
O município situa-se na região sudoeste do Estado de São Paulo, apresentando como coordenada geográfica latitude 23º16'23" sul e longitude 49º28'49" oeste, estando a uma altitude de 756 metros.
- Distância a capital do estado: 322 Km
- Área Territorial: 141,608 Km²
- Municípios limítrofes: Piraju, Fartura e Timburi
- População estimada [2021] - 3.623 pessoas
  População no último censo [2010] – 3.622 pessoas          
  Densidade demográfica [2010] – 25,58 hab/km²  
- PIB per capita [2018] – R$ 16.875,42
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010] – 0,688
Estradas de acesso:
_ Rodovia Engenheiro Tomaz Magalhaes – SP 287 (Piraju a Fartura)
 _ Rodovia Lauro Alves Barroso /Francisco Viana – SP 303 (Sarutaiá a Bernardino de Campos)
 
 
_ Estrada vicinal, em terra:       -  Sarutaiá a Tejupá
                                                       - Estrada velha Sarutaia a Piraju
                                                      - Estrada Velha Sarutaiá a Fartura
- Clima: Subtropical Cfb (Classificação Koppen).
-   Sistema de Abastecimento de Água – Companhia de Saneamento Básico do Estado de
    São Paulo - SABESP.
Abastecimento através de poço tubular profundo – Endereço Rua Joaquim Franco de Godoi, nº 128, Sarutaiá/SP
 
- Sistema de Tratamento de Esgoto: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
 
 A energia elétrica utilizada em Sarutaiá é fornecida pela empresa CPFL Santa Cruz
Telefone: 0800 7722196
- Sistema de telefonia é administrado pela empresa VIVO (DDD 14).
Atividades econômicas:
- Área Rural:
               Cultivo de café, cereais, cana de açúcar, eucalipto, abacate, hortaliças e flores;
               Criação de gado de corte e leite;
 
- Área Urbana:
      Facção de roupas
     Comércio em geral
 
 
  1. PROCESSOS / RISCOS IDENTIFICADOS EM SARUTAIÁ
 
5.1 ENCHENTE / INUNDAÇÃO / ENXURRADA / ALAGAMENTO
A área urbana do município de localiza-se topograficamente em uma situação de ½ encosta, tendo como ponto mais alto o trevo de acesso ao município, junto a Rodovia SP 287 e o ponto mais baixo junto a planície do Córrego Barranco Vermelho, junto a Rua Aarão Freitas de Andrade.
O local de drenagem das águas pluviais da área urbana do município situa-se na Rua Aarão Freitas de Andrade, esquina com a Rua Sete de Setembro, no local conhecido popularmente como “Vila do Sapo” junto ao Córrego do Veiga e Córrego Barranco Vermelho.
 
No final da Rua Sete de setembro, em uma propriedade rural, ocorre o desague das galerias de águas pluviais da área urbana.
A planície localizada na área mais baixa da Rua Aarão Freitas de Andrade e trecho final da Rua Sete de setembro recebem todas as águas pluviais da área urbana e podem apresentar, em épocas de chuvas intensas e duradouras, ocorrências de inundação e alagamentos.
Nesse local existe a necessidade da implantação e limpeza constante de canais de drenagem para minimizar os impactos dos alagamentos e acúmulo de água próximo das residências.
 
  1. CORREGOS EXISTENTES EM ÁREA URBANA
O município possui alguns córregos localizados na área urbana e em divisa entre as áreas urbana/rural, que embora apresentem normalmente pequeno volume de água em épocas normais, por ocasião de períodos chuvosos volumosos e duradouros aumentem consideravelmente os volumes de água.
Esse aumento do volume de água, de maneira excepcional, causado por chuvas excessivas é potencializada devido ao assoreamento dos córregos e rios, fenômeno que diminui a calha do rio, ocasionando alagamentos.
Desta forma torna-se necessário a limpeza periódica desses córregos, eliminando banco de areia, vegetação, em especial gramíneas e taboa, que cresce nesses bancos de areia e sujeiras em geral, as vezes descartadas pela população.
Sendo assim faz-se necessário a vistoria, limpeza constante e permanente dos córregos com a função preventiva de evitar enchentes e alagamentos nos córregos Água do Padre, Veiga, Água da Barra e Barranco Vermelho.
Na planície do córrego água do padre, área urbana localizada nos fundos da rua Joaquim Franco de Godoi, faz-se necessário a implantação e limpeza constante de canal de drenagem com o intuito de impedir alagamentos e acúmulo de água junto às residências.
5.3 ESCORREGAMENTOS / DESLIZAMENTOS
A área urbana do município não apresenta morros que propiciem deslizamentos / escorregamentos de massa / terra não havendo ocorrência nesse sentido, inclusive não havendo existência de imóveis construídos nesses locais, em situação eminente de risco.
A Rodovia Tomaz Magalhães (SP 287), rodovia que margeia parte do município, acesso para as cidades de Piraju e Fartura, contudo é um local que apresenta diversos problemas relacionados ao deslizamento de terra e encostas, além do desbarrancamento de aterros.
Nos últimos 24 anos houve duas grandes ocorrências de deslizamento de encostas na área da referida rodovia, inclusive com diminuição do leito da estrada, uma na fazenda Capim Fino e outra na fazenda Guarani, além de outras de menor proporção.
Outro problema existente no entorno da Rodovia SP 287 diz respeito à ocorrência de voçorocas (erosão de solo, com grande porte) localizadas nas saídas de água do asfalto.
As águas oriundas da estrada são destinadas para as propriedades lindeiras, sem nenhum cuidado técnico, gerando as erosões de grande porte.
 
5.4 VENDA DE COMBUSTÍVEL
A atividade de armazenamento e distribuição de combustível a varejo é realizada por um único posto de abastecimento de veículos, que em caso de acidente pode ocasionar explosão, incêndio, causar vazamento de produtos químicos para o meio ambiente provocando a contaminação do solo, das águas subterrâneas e de superfície, dos sistemas de drenagem de águas pluviais e subterrânea de esgoto.
Auto Posto Calistro Eirelli EPP
Rodovia Engenheiro Tomaz Magalhães s/nº, km 17
Telefone: (14) 3387-1288
5.5 DEPÓSITO DE GLP
Atividade de depósito de gás de cozinha (GLP) no varejo é realizada pelosestabelecimentos:
Franco & Domingues da Silva ME
Rua Treze de maio, nº 826, centro
Telefone: (14) 3387 – 1463
 
Natalia de Souza Soares
Rua Pedro Alcântara Junior, nº 260, centro
 
Wagner Lima Cortez
Rua Joaquim Franco de Godoy, nº 313, centro
 
5.6 FACÇÃO DE ROUPAS
O município possui diversas empresas de confecção de roupas, a popular “facção, ” sendo atualmente o mais importante gerador de empregos no município.
Estas empresas estão instaladas em barracões, possuindo em seu interior máquinas de costura, cortes de roupas e tecidos, principalmente o jeans.
Os retalhos gerados são coletados por um parceiro e destinados para a reciclagem na cidade de São Paulo e/ou Curitiba.

- Beatriz Garcia Bergamini - CNPJ 24.201.083/0001-45
Rua Treze de maio, nº 624 - 1, centro.
 
- R. Batista Rodrigues Jeans – CNPJ 15.871.803/0001-99
Rua Sebastião de Arruda, nº110, centro.
 
- 3S Confecções Sarutaiá Ltda. ME – CNPJ 10.577.157/0001-38
Rua Sebastião de Arruda, nº110, centro
 
- Presença Jeans e Confecção Eirelli – CNPJ 41.602.321/0001-43
Rua Sebastião Arruda, nº119, centro
 

5.7 ESTABELECIMENTOS COMÉRCIAIS
O município não possui um centro comercial expressivo, até mesmo devido ao baixo índice populacional, contudo restaurantes, lanchonetes, bares, mercados que vendem alimentação preparada, sorveteria, quiosques na praça principal (em breve), trailers fazem utilização constante do gás liquefeito de petróleo (GLP), tornando-se um risco em potencial.
 
6. SISTEMÁTICA EM CASO DE DESASTRES
 
Quando alguma ocorrência em defesa civil, desastres / acidentes, a população deverá ligar para o número 3387 – 1183, central de emergências (sistema de plantão 24 horas) do município, comunicando o atendente sobre o ocorrido.
Em seguida o atendente comunicará o coordenador da COMPDEC municipal do ocorrido e este acionará o “Plano de Contingência” para iniciar ações de socorro, resposta à desastres, atendimento assistencial, reabilitação e recuperação de áreas atingidas, mobilizando os órgãos municipais e estaduais relacionados, incluindo a convocação de servidores.
Para a devida mobilização nas ações referentes ao presente plano, todos os órgãos do governo municipal e os órgãos de apoio deverão atender imediatamente, priorizando providências administrativas e operacionais para suporte e atendimento.
 
  1. ORGÃOS DE APOIO E AÇÃO
7.1 MUNICIPAL
 
+ Defesa Civil de Sarutaiá
Endereço: Rua Catarina Milani Maluly, nº 184, Centro
Prédio Administração Pública
Telefone (14) 3387 – 1910
Responsável / Coordenador: Sergio Aparecido Ferrazzi
Telefone: 99638 – 2736
+ Departamento de Ação Social
Estabelecer escala de plantão da equipe técnica e da fiscalização.
Remover famílias em situação de risco iminente.
Endereço: Rua Catarina Milani Maluly, nº 307
Telefone (14) 3387 – 1176
Responsável: assistente Social Alessandra Galvani Medici
 
Viabilizar implantação, fornecimento de abrigos provisórios e doação de materiais.
Auxiliar no atendimento em campo.
Fazer levantamento socioeconômico e cadastramento das famílias
Manter o cadastramento social de toda população desabrigada e das desalojadas, providenciando relatório da situação dos desabrigados, desalojadas e população afetada.
Definir programação de recebimento e distribuição de donativos.
Encaminhar as famílias desalojadas / desabrigadas para os serviços e programas sociais, além de projetos próprios da administração pública.
 
Endereço: Rua Salvador Felix Araújo, nº 135, Vila Conceição do Pinhal
Telefone (14) 3387 – 1154
Responsável: Marli Nucci Rinaldi

+ Departamento Municipal de Saúde
Viabilizar em casos de ocorrências a imunização de eventuais vítimas e servidores em atuação.
Viabilizar controle de vetores.
Disponibilizar técnicos (médicos, enfermeiros, auxiliares, psicólogos) para compor equipes de atendimento nas situações de emergência.
Providenciar medicamentos e vacinas.
Estabelecer escala de plantão para atendimento
 
Unidade de Saúde da Família: definir locais para atendimento das emergências.
Providenciar prontuários da população em áreas de risco.
Providenciar assistência posterior às famílias.
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 840, centro
Telefone (14) 3387 – 1188
Responsável: Eliane Aparecida de Matos
 
Setor de Transporte / Ambulâncias: prestar auxílio à COMPDEC na remoção de
eventuais vítimas em ocorrências de Defesa Civil.
Endereço: Garagem Municipal (Pátio) Rua Catarina Milani Maluly, nº 174, Centro
Telefone: (14) 3387 – 1183
Responsável: Paulo Ricardo Pereira Ferrazzi
 
+ Departamento de Obras, Transporte, Viação e Urbanismo
Realizar trabalhos preventivos em galerias de águas pluviais, canais de drenagem e córregos diminuindo o assoreamento de cursos d’água e alagamentos.
Realizar a limpeza pública de resíduos sólidos domiciliares, resíduos da construção civil e coleta seletiva evitando acúmulo de lixo disponível e consequentemente entupimento de bueiros e assoreamento de córregos.
Em caso de desastre viabilizar a reparação necessária para normalização das estradas e sistemas de captação e condução de águas pluviais.
Realizar intervenções estruturais para correção do risco iminente.
Disponibilizar motoristas, para transportar mudanças e operadores de veículos e máquinas para trabalho de cargas e descargas nas áreas de sinistro. Transportar os pertences das famílias atingidas
Remover resíduos nas áreas sinistradas.
Endereço: Rua Catarina Milani Maluly, nº 174
Telefone (14) 3387 – 1183
Setor Limpeza: Luís Fernando Garrote Dulicio
Setor Serviços: Elielson Barrado
Setor Estradas: Emerson Sela Vicentine
 
+ Departamento de Educação
Ceder os estabelecimentos de ensino para abrigo de desalojados.
Designar cozinheiras, merendeiras e auxiliares de serviços gerais para trabalho permanente nos alojamentos, preferencialmente, com experiência, ficando responsáveis pela preparação das refeições e limpezas dos espaços físicos;
Localizar/matricular alunos das áreas atingidas, em caso de mudança do local.
Endereço: Rua Catarina Milani Maluly, nº 450
Telefone (14) 3387 – 1236
Responsável: Keli Fernanda Silva Miron Machado
 
+ Departamento de Agricultura e Meio Ambiente
Acompanhar as previsões climáticas, junto ao site da Defesa Civil Estadual e outros boletins climáticos.
Acompanhar a situação local de córregos/ribeirões e morros / encostas e orientar a adoção de medidas necessárias no sentido de prevenir ou minimizar possíveis enchentes e escorregamentos / deslizamentos (ocorrências).
Planejar, coordenar, elaborar projetos de recuperação em áreas de proteção ambiental e preservação permanente atingidas por desastres.
Endereço: Rua Joaquim Franco de Godoi, nº 597, Centro
Telefone:(14) 3387 – 1105
Responsável: Eng. Agrônomo Sylvio Marcelo Judica
 
  1. ORGÃOS DE AÇÃO / APOIO ESTADUAL / FEDERAL
Região de Itapeva – REPDEC / I-15
Coordenador regional: CAPITÃO PM Márcio de Lima Renó
Telefone: (15) 3522 – 2711
 
- 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Posto Piraju
Endereço: Rua José Laino, 36, Jardim Europa, Piraju – SP
TEL: (14) 3351 – 3644 Emergência 193
 
1º Grupamento PM/2ªCompanhia PM/53ºbatalhão Policia Militar do Interior
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 939, Sarutaiá – SP
Telefone: (14) 3387 – 1250Emergência 190
 
- Policia Militar Rodoviária
2º BPRv - 3ª Cia / Base Piraju
Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 308,450Piraju – SP
Telefone (14) 3351 – 5335
 
- Policia Militar Ambiental
5º Batalhão Policia Ambiental /3ª CIA 2º PEL
Rodovia Marechal Rondom KM 248 + 200M, Botucatu – SP
Telefone: (14) 3882-6070
 
- Polícia Civil do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Catarina Milani Maluly, nº 297, centro
Telefone: 914) 3387 – 1231
 
- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP
Escritório Sarutaiá
Endereço: Rua Maria Amélia de castro, nº 224
Telefone (14) 3387 -
Responsável: Salvador Humberto Rinaldi
Escritório Piraju
Endereço: Rua Flaninio Ferreira Pinheiro Machado, nº 55, Jd. Jurumirim
Telefone (14) 3352 – 6160
Responsável: Adriel Serafim de Oliveira
- Departamento de Estrada e Rodagem (DER)
Endereço: Rua Francisco Alves de Almeida, nº1081, Vila Ferreira - Piraju, SP
Telefone (14) 3351 – 1551
 
Regional DR7 - Assis
Endereço: Av. Rui Barbosa, 2.325, vila Ouro Verde, Assis - SP
Telefone: (18) 3322-4133 / 3322-3844
Responsável Diretor Regional: Jorge Masataka Mori
Energia: CPFL Santa Cruz Energia
Telefone: 0800-772-2196www.cpfl.com.br
 
  1. ESTRUTURAS DE APOIO LOGISTICO
O município possui os seguintes veículos e máquinas, disponíveis para atendimentos e remoção de pessoas, mobiliários e transporte de materiais por ocasião das ocorrências em defesa civil
 
EDUCAÇÃO
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
ONIBUS ESCOLAR 2018 DIESEL 12/07/2018 FMZ-0906 3440
ONIBUS ESCOLAR 2018 DIESEL 08/11/2018 EMA-7511 3533
VW KOMBI 2009 FLEX 26/05/2009 BPZ-5573 1714
MICROONIBUS 2015 DIESEL 12/02/2015 FOD-2183 2510
MICROONIBUS 2009 DIESEL 01/01/2010 DJL-3173 ESTADO 2689
MICROONIBUS 2009 DIESEL 01/01/2010 EEF-7902 ESTADO 2688
MICROONIBUS 2013 DIESEL 17/12/2013 FMX -9453 2217(DOADO)
MICROONIBUS 2013 DIESEL 17/12/2013 FMX -9454 2218(DOADO)
MICROONIBUS 2013 DIESEL 08/01/2014 DJM- 7578 2216(DOADO)
ONIBUS 2007 DIESEL 29/12/2015 DTB-8767 3269
ONIBUS ESCOLAR 2020 DIESEL 26/06/2020 GAA-1F37 3644
 
GABINETE E DEPENDENCIAS
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
UNO MILLE FIRE 2001 GASOLINA 12/06/2013 CDV-1004 2188
COBALT LTZ 2018 FLEX 03/09/2018 FXO-7433 3510
FIAT UNO WAY 1.0 2010 FLEX 12/08/2019 ATF-4772 3556
 
 
ASSISTENCIA SOCIAL GERAL
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
UNO MILLE FIRE 2012 FLEX 10/06/2012 BPZ 5575 1990
FIAT SIENA 2014 FLEX 27/03/2014 FQR-2545 2220
 
 
SAÚDE
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
VW KOMBI 1998 GASOLINA 12/06/2013 BVZ 5902 2189
ONIX JOY 2021 FLEX 09/12/2021 FEB 7C36 3777
MONTANA AMB. 2020 FLEX 10/05/2020 BZG 8F59 3670
MICROONIBUS 2005 DIESEL 01/01/2006 DJP-3059 1759
SANDERO RENAULT 2018 FLEX 26/04/2018 FYI-5468 3395
FIAT UNO FIRE 2012/2013 FLEX 08/08/2012 BPZ-5576 2032
 VW SAVEIRO AMBULANCIA 2013 FLEX 31/07/2013 BPZ-5577 2198
VAN MASTER RENAULT 2018 DIESEL 17/07/2018 GDE-4458 3439
ONIX 2018 FLEX 24/07/2018 GEF-5838 3442
CAMINHÃO COL. LIXO 2018 DIESEL 22/08/2018 FYN-2099 3494
VAN AMBULANCIA RENAULT 2018 DIESEL 05/09/2018 FXC-7698 3441
FIAT PALIO FIRE 2014 FLEX 28/04/2014 FSC-1425 2225
FIAT PALIO FIRE 2015 FLEX 14/12/2015 GAP-9789 3267
SPRINTER TIPO AMBULÂNCIA 2013 DIESEL 15/04/2014 DJL-4849 2230 ESTADO
VW SAVEIROAMBULANCIA 2015 FLEX 30/03/2015 FIO-9308 2534
VAN JIMBEI 2013 GASOLINA 18/12/2014 FLL-1342 2506
MICROONIBUS MASTER 2016 DIESEL 28/07/2016 GFY-4680 3319
UP TAKE 2016 FLEX 16/12/2016 GHF-1110 3320
LOGAN LIFE 1.0 2020 FLEX 16/09/2020 FFA5B58 3672
KWID LIFE 1.0 2020 FLEX 25/08/2020 EBY-3H29 3671
 
ESTRADA DE RODAGEM
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
PÁ CARREGADEIRA 1989 DIESEL 31/08/2009   1728
MAQ. RETRO NH 2010 DIESEL 23/06/2010   1823
MAQ. RETRO JCB 2013 DIESEL 01/08/2013   2687
MAQ NH PATROL 2014 DIESEL 21/03/2014   2221
SERVIÇOS URBANOS
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
CAMINHÃO VW 2005 DIESEL 18/12/2009 ANC-4043 1733
CAMINHÃO VW 2005 DIESEL 23/03/2010 ANN-0329 1800
CAMINHÃO INTERNATIONAL 2014 DIESEL 25/03/2014 FQR-2547 2226
TRATOR  DE   CORTE   E  REMOÇÃO  DE  GRAMA  COM  CARRETA 2014 DIESEL 17/07/2014   2233
 
AGRICULTURA
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
TRATOR NH 7630 2010 DIESEL 30/06/2010   2498
CAMINHÃO IVECO 2014 DIESEL 13/03/2014 FMR-5602 2219
 
CONSELHO TUTELAR
Tipo/modelo do veículo Ano de
Fabricação
Tipo de
Combustível
Data de
Aquisição
Identificação Nº do patrimônio
CITROEN/AIRCROSS 2018 FLEX 18/04/2018 BSZ-9650 3538
GM IPANEMA GL 1998 GASOLINA 10/12/2009 BVZ-0586 1731
 
As máquinas e veículos ficam guardados no Pátio / Garagem municipal, localizado na Rua Catarina Milani Maluly, nº 174, centro, telefone (14) 3387 – 1183, com funcionamento 24 horas. Nesse local funciona o serviço de emergência para solicitação de ambulâncias e transporte de pessoal.
 
 
  1. LOCAL AÇÃO / APOIO
 
9.1 SERVIÇOS DE SAÚDE
 
+ Unidade Básica de Saúde (UBS) Rita de Lourdes Rinaldi
Endereço: Rua salvador Felix Araujo, nº 74
Vila Conceição do Pinhal – Sarutaiá
Telefone: 3387 – 1103
Horário de funcionamento: 07:00 as 17:00 horas
  •  
Estabilização de paciente (possui desfibrilador)
 
Enfermeira 24 horas para transferência médica
                    
+ Pronto Socorro Municipal
Horário de atendimento: 24 horas
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 818
Centro – Piraju
Telefone: (14) 3305 – 9444
 
O Pronto Socorro da Sociedade de Beneficência de Piraju (Hospital de Piraju) atende, através de convênio, em urgência, pacientes provenientes de Sarutaiá.
 

9.2 ABRIGO TEMPORÁRIO
 
Em caso de ocorrências em defesa civil, desastres com ocorrência de desabrigados e desalojados no município, a Defesa Civil e os órgãos de ação / apoio assistência social e CRAS encaminharão as pessoas para abrigo temporário:
 
  -  Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iracema Marcondes Alcântara
    Rua Catarina Milani Maluly, nº 450, Centro, Sarutaiá, telefone (14) 3387-1236.
 
  1. CONCLUSÃO
O presente “Plano de Contingência” foi elaborado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente através do engenheiro agrônomo Sylvio Marcelo Judica e pelo coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) do município Sergio Aparecido Ferrazzi.
É de fundamental importância manter este plano sempre atualizado, através de revisões regulares e constantes, de modo a enfrentar as ocorrências em defesa civil de forma ágil e ativa.
Determina-se um intervalo máximo de 4 (quatro) anos para a revisão deste importante documento norteador da resposta à acidentes/desastres.
 
11.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
LEI Nº 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012.
  Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres; altera as Leis n.º 12.340, de 1º de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4 de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências
 
DECRETO Nº 10.593, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2020
Dispõe sobre a organização e o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil e sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Sistema Nacional de Informações sobre Desastres.
 
MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CONTINGENCIA - PLAMCON
Secretaria Nacional de Defesa Civil, Brasília / DF
 
Elaboração de plano de contingência – Livro base – Manual de Formação
Ministério da Integração Nacional, Brasília 2017
 
 
Seta
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