20 ABR 2023
Prefeitura promove palestra sobre Plano de Ação e segurança nas escolas de Sarutaiá
Na manhã desta quinta-feira (20), a Escola Municipal de Ensino Fundamental - Iracema Marcondes de Alcântara sediou uma importante reunião para discutir a segurança e os primeiros socorros nas escolas. O encontro contou com a participação de professores, policiais militares e o tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, José Ronaldo, que compartilharam informações e dicas fundamentais para garantir a segurança dos estudantes e da comunidade escolar.

A coordenadora da educação, Keli Machado, iniciou a reunião ressaltando a importância da iniciativa, afirmando que a segurança nas escolas é uma preocupação constante e que é fundamental levar informações sobre segurança para os professores e funcionários. Ela também destacou o compromisso da administração em elaborar um plano de segurança em cada unidade escolar de Sarutaiá.

O prefeito Isnar Freschi, que também esteve presente no encontro, enfatizou a importância da segurança nas escolas e disse que a administração municipal está comprometida em garantir a proteção dos estudantes e da comunidade escolar. “Quero agradecer a presença de todos os participantes e reforçar o nosso compromisso com a segurança nas escolas. Esta é uma prioridade que a administração está empenhada em garantir para os estudantes, professores e funcionários. Vamos elaborar um plano de ações, com a participação de todos vocês, para serem implantados na rede municipal da educação”, enfatizou Isnar.

Durante a palestra, o primeiro sargento Da Silva, da polícia militar, explicou que a ronda escolar foi intensificada e que a administração contratou seguranças para monitorar os portões da escola. Ele também destacou que existem protocolos de segurança que devem ser adotados em caso de situações de risco, como incêndios ou invasões. "Não há motivo para pânico, mas é importante estar sempre atento e cuidadoso. Quero afirmar que a Polícia Militar estará em prontidão, inclusive com os meios diretos de contatos com a base da PM, para estarmos nesta parceria com as escolas. Vamos juntos elaborar um plano de segurança com a realidade de cada prédio escolar", ressaltou Da Silva.

O tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, José RonaldoPaiva passou informações sobre primeiros socorros e outros procedimentos de proteção. Ele enfatizou a importância de todos estarem preparados para agir em situações de emergência, visando à segurança de todos na escola. "É fundamental que todos saibam o que fazer em situações de risco para garantir a segurança dos alunos, funcionários e professores. Neste encontro passei alguns métodos e procedimentos segundo as normas adotadas pelo corpo de bombeiros, bem como orientações a comunidade escolar. Vamos também auxiliar no município no Plano de Ação Escolar”, comentou José Ronaldo que parabenizou a iniciativa da administração.

A palestra foi muito bem recebida pelos participantes, que demonstraram grande interesse nas informações compartilhadas, tiraram algumas dúvidas e contribuíram com algumas informações aos policiais. Novos encontros devem ser agendados com a comunidade escolar, para ser colocado no papel o Plano de Ação na Educação Municipal. A iniciativa deve contribuir para aumentar a sensação de segurança e proteção para todas as unidades de ensino do município.