21 MAI 2023
Passeata em Sarutaiá mobiliza comunidade contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Na manhã de quinta-feira (18), Sarutaiá se uniu em um evento de grande relevância para conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com uma participação entusiasmada de alunos, membros da comunidade e autoridades locais, a iniciativa teve início em frente à Escola Fundamental Iracema Marcondes de Alcântara e culminou em uma caminhada emocionante até a Praça da Matriz.

A coordenadora do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Marli Rinaldi, uma das líderes da organização do evento, compartilhou suas impressões sobre a mobilização: "Estou extremamente feliz de ver a união e o engajamento de todos nessa luta tão importante. É essencial que nos conscientizemos sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e nos tornemos agentes ativos na prevenção e no combate a esses crimes", disse.

Nani Mattos, diretora da saúde, ressaltou a necessidade de criar um ambiente seguro para as crianças e adolescentes, destacando a importância das denúncias para garantir a proteção dos mais vulneráveis: "Como comunidade, temos a responsabilidade de proteger nossas crianças e adolescentes. Denunciar casos suspeitos é uma forma poderosa de assegurar sua segurança e de responsabilizar aqueles que cometem tais atos criminosos. Uma das ferramentas é o disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar do município”, salientou Mattos.

A médica Paula Franco esteve presente no evento e compartilhou suas palavras de apoio e incentivo: "É fundamental reconhecer a coragem daqueles que enfrentam essa realidade e se unem para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Inclusive a responsabilidade dos pais e mães, é de proteger os filhos e filhas. Não permita que nada venha tirar as suas dignidades e pureza. Devemos lembrar que denunciar é um ato de amor e de proteção aos nossos pequenos", argumentou a médica que atua na Unidade Básica de Saúde.

A passeata seguiu em um clima de solidariedade e determinação, com os participantes levantando cartazes e um carro de som com a música da campanha do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estiveram presentes além dos funcionários da educação, a equipe do social, saúde, Conselho Tutelar e Polícia Militar, além da primeira dama Mara Freschi. A mensagem clara foi de proteger e respeitar os direitos das crianças e adolescentes.

Ao chegar à Praça da Matriz, o evento alcançou seu ápice, com discursos inspiradores que ecoaram no coração de todos os presentes. Maria Conceição diretora da EMEI, reforçou a importância de continuar lutando diariamente pela proteção das crianças e jovens: "Não podemos ficar indiferentes. Precisamos fortalecer essa luta, dentro e fora das escolas, para identificar situações de abuso e exploração e agir em prol da segurança e do bem-estar de nossas crianças e adolescentes", afirmou.

O padre Agnaldo Pedro concluiu o evento com uma mensagem de esperança e incentivo: "A denúncia é um ato de coragem e de proteção às crianças mais vulneráveis de nossa sociedade. Vamos continuar unidos, firmes em nosso propósito, para garantir que nossas crianças e jovens sejam protegidos e tenham a oportunidade de crescer em um ambiente seguro e saudável", relata.

O evento em Sarutaiá foi marcado pela união e pela conscientização da comunidade, que demonstrou seu comprometimento em proteger as crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. A participação ativa de todos reforça a importância de continuar educando e sensibilizando a sociedade sobre os danos causados por esses crimes, além de encorajar a denúncia e a busca por justiça. "Cabe a todos nós, enquanto membros desta sociedade, garantir que nossas crianças cresçam em um ambiente seguro e saudável. Devemos oferecer suporte e acolhimento às vítimas, bem como punir com rigor aqueles que cometem esses crimes terríveis", finaliza a primeira dama Mara Freschi.