24 MAI 2023
Equipe de Endemias e Setor de Limpeza Urbana unem esforços para combater a dengue em Sarutaiá
Na quarta-feira (24), a equipe de Endemias e o Setor de Limpeza Urbana realizaram um arrastão de combate à dengue, unindo esforços para proteger a população de Sarutaiá. Sob a coordenação do agente de endemias Diones Ribeiro, a iniciativa visou eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção. Diones, em entrevista, ressaltou a relevância do trabalho em conjunto: "A colaboração entre a equipe de Endemias e o Setor de Limpeza Urbana é fundamental para combatermos a dengue de forma efetiva. A união de esforços nos permite abranger uma área maior, identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença", frisa.

Durante o arrastão, a equipe percorreu as ruas, praças e áreas públicas da cidade, realizando vistorias minuciosas em residências e orientando os moradores sobre medidas preventivas. A coleta adequada de materiais que possam acumular água foi uma das principais ações adotadas, visando interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti. Foram coletados cerca de 50 pneus e um caminhão grande de produtos para reciclagem, além dos entulhos de matérias de construções e mato verde.

"A conscientização da população é essencial para evitar a proliferação da dengue. Durante as visitas, explicamos aos moradores sobre os riscos da doença e como eles podem contribuir na prevenção. Pequenas atitudes, como manter caixas d'água e piscinas tampadas, eliminar recipientes que possam acumular água e limpar vasos de plantas e calhas regularmente, fazem toda a diferença", afirmou Diones Ribeiro.
A ação contou com o apoio de diversos profissionais, incluindo agentes de endemias, servidores do Setor de Limpeza Urbana e voluntários engajados na luta contra a dengue.

O empenho e comprometimento de todos foram fundamentais para o sucesso da iniciativa. A equipe de Endemias reforça que o combate à dengue é uma batalha contínua, que exige a participação ativa de cada cidadão. "Não podemos baixar a guarda. É importante que todos assumam a responsabilidade de cuidar de seus quintais, casas e comunidades. Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e livre da dengue”, finaliza.