11 AGO 2023
Sarutaiá assina convênio com Governo de SP para adesão ao programa Cesta Verde
A Prefeitura de Sarutaiá firmou convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento para a implementação do Programa Cesta Verde. O objetivo é garantir segurança alimentar aos mais necessitados por meio do cadastramento no Departamento de Ação Social. Por meio da iniciativa, o Governo de São Paulo irá comprar hortaliças, verduras, legumes e frutas diretamente de agricultores familiares para distribuição à população em situação de vulnerabilidade.

“Esse programa será mais um importante instrumento de apoio aos pequenos produtores rurais”, disse o agrônomo da Casa da Agricultura de Sarutaiá Sylvio Júdica ao mencionar que a CATI da regional de Ourinhos será responsável por intermediar a aquisições dos produtos.  Júdica também agradeceu o apoio dos Sindicatos Rurais de Ourinhos e Piraju, nesta segunda fase do Programa de Aquisição de Alimentos.

O prefeito Isnar Freschi recentemente esteve em São Paulo, no prédio da Secretaria Estadual da Agricultura, participando de uma reunião com os técnicos para finalizar o projeto. “Mais uma vez nosso município é contemplado com este importante convênio que além de auxiliar as famílias que mais precisam, também contribui com a renda familiar dos produtores de verduras, hortaliças e frutas. Quero agradecer ao secretário Junqueira, nossa equipe que tão bem atendeu os requisitos do estado e os apoios dos Sindicatos Rurais de Ourinhos e Piraju”, menciona.

Cesta Verde
O Projeto Cesta Verde é resultado de um termo de adesão assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério da Cidadania e prevê o repasse, diretamente aos produtores cadastrados. Desta forma, serão montadas e distribuídas cestas (Cestas Verdes) compostas por 10kg de alimentos (frutas, verduras, legumes e tubérculos) produzidos por pequenos agricultores.
Esse projeto traz aos pequenos produtores um instrumento de apoio para acesso ao mercado. Por outro lado, ajuda as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar e terão acesso a um kit balanceado de alimentos do pequeno produtor paulista. Garantindo, desta forma, benefícios às duas pontas.

Em Sarutaiá, a previsão é de que as famílias possam começar a receber as cestas a partir dos meses de setembro ou outubro de 2023. De acordo com o prefeito Isnar, após a assinatura do convênio, ainda faltam alguns procedimentos burocráticos por parte da Secretaria de Agricultura do estado para iniciar as entregas das 400 cestas no município, em intervalos quinzenais, ao longo de um período de seis meses.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024