24 AGO 2023
Sarutaiá promove semana de enfrentamento ao escorpião
Entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro de 2023, o Setor de Endemias de Sarutaiá se une à "Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião no Estado de São Paulo", uma iniciativa que visa reforçar as atividades de prevenção da presença de escorpiões em espaços públicos e residências. O principal objetivo dessa campanha é mobilizar serviços de saúde e profissionais dedicados a intensificar as medidas de prevenção de acidentes escorpiônicos e garantir atendimento oportuno, sobretudo para as crianças.

As ações planejadas para essa semana seguem uma abordagem integrada, contínua e permanente, abrangendo todas as áreas da comunidade. O acidente escorpiônico, ocorre quando um escorpião injeta seu veneno através de sua picada em um ser humano. Essa ameaça silenciosa demanda cuidados médicos imediatos e adequados. A conscientização sobre as medidas preventivas, como a manutenção de quintais limpos e ambientes higienizados, é fundamental para minimizar a presença desses aracnídeos em áreas próximas às residências.

Confira a programação da "Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião" em Sarutaiá:
- Segunda-feira, 28/08: Campanha de conscientização com a colagem de cartazes no comércio local, disseminando informações e dicas preventivas.
- Terça-feira, 29/08: Palestra na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rita de Lourdes Rinaldi, com o foco na educação sobre o escorpionismo.
- Quarta-feira, 30/08: Divulgação de vídeos educativos nas Redes Sociais, ampliando o alcance das informações preventivas.
- Quinta-feira, 31/08: Anúncios por meio de carros de som, levando as orientações diretamente para as comunidades.
- Sexta-feira, 01/09: Stand na Praça Adolfo Ramos da Silva, oferecendo serviços à comunidade, como aferição de pressão e medição de glicemia, enquanto promove informações sobre prevenção do escorpionismo.

Os agentes Diones Ribeiro e Jessé Lisboa lideram com dedicação está importante iniciativa e ressaltam a importância da participação ativa da população na campanha. Além disso, eles enfatizam a necessidade vital de manter quintais e espaços limpos como uma medida preventiva essencial.

- Mantenha a limpeza da casa e do quintal. Elimine entulhos, folhas secas, galhos e qualquer tipo de material acumulado, pois esses são locais onde os escorpiões costumam se abrigar.
- Vedação de Aberturas: Certifique-se de que portas, janelas e ralos estejam devidamente vedados para evitar a entrada dos escorpiões. Verifique especialmente ralos e encanamentos, usando telas ou grades apropriadas.
- Organização: Evite o acúmulo de objetos em desuso ou bagunça, pois esses esconderijos podem atrair escorpiões. Mantenha armários organizados e guarde objetos em caixas ou prateleiras elevadas.
- Vedação de Frestas: Conserte rachaduras e fissuras nas paredes, pisos e rodapés. Escorpiões podem entrar por espaços pequenos, por isso, mantenha as estruturas bem vedadas.
- Iluminação Adequada: Utilize iluminação adequada nas áreas externas da casa. Luzes fortes podem afastar os insetos que servem de alimento para os escorpiões, reduzindo sua presença.
- Cuidado com Materiais de Construção: Se você está realizando reformas ou construções, mantenha os materiais de construção elevados do chão e organizados, de forma a não criar esconderijos para os escorpiões.
- Proteção de Camas: Mantenha camas e berços afastados das paredes e verifique roupas de cama e travesseiros antes de usá-los, especialmente se não foram utilizados recentemente.
- Eliminação de Alimentos: Mantenha recipientes de alimentos bem fechados e evite deixar resíduos de alimentos expostos. Isso não apenas evita a atração de escorpiões, mas também de outros insetos.
- Podas de Vegetação: Mantenha a vegetação ao redor da casa aparada. Arbustos, gramas altas e plantas próximas às paredes podem servir de esconderijo para os escorpiões.
- Proteção de Aberturas: Utilize telas ou redes em aberturas como ralos e exaustores, impedindo a entrada dos escorpiões.
- Cuidado com Acúmulo de Água: Evite acúmulo de água parada em sua propriedade, pois isso atrai insetos, que são o alimento dos escorpiões.
- Manutenção Periódica: Faça uma vistoria periódica em sua casa e quintal para identificar possíveis focos de infestação e tomar medidas preventivas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024