20 NOV 2023
Noite de reflexão na EMEF Iracema Marcondes de Alcântara em honra ao Dia da Consciência Negra
Na última quinta-feira (16), aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iracema Marcondes de Alcântara as apresentações marcantes dos alunos matriculados nas séries do 3º ao 5º ano, em uma emocionante celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Sob a coordenação dos professores Diogo Machado e Silvia Gomes, a noite contou não apenas com as apresentações dos alunos, mas também com contribuições significativas de convidados especiais. A advogada Taynara Buranello trouxe reflexões sobre a importância da data, enquanto a assistente social Isabel Marcondes e Dulce dos Santos compartilharam suas histórias de vida, destacando desafios e momentos de superação.
Taynara enfatizou a relevância do Dia da Consciência Negra, enquanto Isabel e Dulce proporcionaram uma explanação tocante sobre as lutas enfrentadas ao longo de suas trajetórias. Os alunos da escola Monsenhor José Trombi também contribuíram com uma apresentação musical envolvente. As apresentações abordaram temas relacionados à arte e literatura, evidenciando as raízes negras na civilização do Brasil.
A professora Silvia destacou que todos os escritores mencionados nas apresentações foram de origens africanas, reforçando a mensagem de que a cor da pele não diferencia as pessoas e ressaltando a importância do respeito mútuo. "A pele não diferencia as pessoas, e desta forma, temos que respeitar as pessoas. Foram momentos de superação e emoção que vivenciamos nesta noite", compartilhou emocionada a professora Silvana.
A diretora da EMEF, a Sra. Manoela Garrote, expressou sua gratidão pela presença dos familiares dos estudantes e pelos trabalhos desenvolvidos pelos professores Diogo e Silvia, elogiando o engajamento das crianças que esbanjaram criatividade em suas apresentações. Já a diretora da Educação, Keli Machado, enalteceu as apresentações e destacou o empenho da equipe educacional em proporcionar um ensino de qualidade em Sarutaiá.
“A noite foi mais do que uma celebração, foi um momento de reflexão, aprendizado e reconhecimento da importância da diversidade, promovendo valores de respeito e igualdade na comunidade escolar de Sarutaiá. Hoje os alunos e alunas foram os protagonistas pelas apresentações e expressões culturais, bem como os ensinamentos que foram compartilhados pelos palestrantes”, afirmou a diretora da EMEF, Manoela Garrote.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024