10 MAI 2023
Iniciativa do Setor de Endemias com o apoio da Educação promovem conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti em Sarutaiá
Em uma ação conjunta entre o setor de endemias, coordenado por Diones Ribeiro, e a Coordenação da Educação, liderada por Keli Machado, a cidade de Sarutaiá vem se mobilizando para combater os riscos causados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunia. Dedicadas semanas de debates e planejamento resultaram em uma série de atividades voltadas para a conscientização da população. Com o objetivo de informar e engajar a comunidade, a iniciativa contou com o comprometimento exemplar dos alunos e alunas da Rede Municipal de Sarutaiá.

Os estudantes têm sido verdadeiros protagonistas nessa luta contra o mosquito transmissor, demonstrando engajamento e conscientização. Os estudantes, com entusiasmo e responsabilidade, participaram ativamente das atividades propostas. Realizaram pesquisas sobre o Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele, confeccionaram cartazes informativos e os colocaram estrategicamente em frente à Prefeitura de Sarutaiá. Além disso, eles também se envolveram em palestras educativas.

Diones Ribeiro, coordenador de endemias, ressaltou o comprometimento dos alunos e alunas: "Trabalhar em conjunto com a educação é essencial para alcançar resultados efetivos na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A conscientização desde cedo é fundamental para que as crianças se tornem agentes multiplicadores da informação, levando o conhecimento sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti para suas famílias e amigos", explica.

Keli Machado, coordenadora da educação, enfatizou o papel dos estudantes na conscientização da comunidade: "O comprometimento dos alunos e alunas da Rede Municipal é admirável. Eles são exemplo de como a educação pode transformar não apenas o indivíduo, mas toda uma comunidade. Ao participarem ativamente das ações de prevenção, eles estão contribuindo para a construção de um ambiente mais saudável e seguro", comentou Machado.

A participação dos alunos e alunas de Sarutaiá nessa iniciativa reforça a importância de envolver a juventude nas ações de combate ao Aedes aegypti. “Concluímos mais esta etapa com as colocações dos cartazes em frente à Prefeitura. Tal ação demonstra o engajamento e comprometimento deles com a causa. Estamos formando cidadãos conscientes e atuantes na luta contra o mosquito transmissor das doenças. Com a união de esforços entre o setor de endemias, Departamento da Saúde, através do ESF, a Coordenação da Educação e os alunos e alunas, a cidade está construindo um futuro mais saudável e livre das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, ressaltou o prefeito Isnar que parabenizou a ação concreta dos setores envolvidos.