12 MAI 2023
Prefeitura de Sarutaiá e Fundação ITESP entregam títulos fundiários aos moradores do loteamento Antônio Aquaro
A entrega dos títulos fundiários aos moradores do loteamento Antônio Aquaro, em Sarutaiá, foi um evento significativo para as famílias que possuem lotes de terras e imóveis. Na última quarta-feira (10), técnicos e o presidente do Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP, realizaram as entregas dos títulos fundiários no município. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2017 pela administração Isnar, em parceria com o estado. A cerimônia ocorreu no Salão Paroquial e contou com a presença do prefeito Isnar Freschi, primeira dama Mara, vereadores, prefeito de Piraju, José Maria Costa, do presidente do ITESP - Guilherme Piai e funcionários, além do padre Agnaldo Pedro.

Na sua fala, o prefeito Isnar enfatizou a parceria com o ITESP, destacando o trabalho realizado ao longo dos anos: 'Já conseguimos entregar vários títulos de propriedades aos moradores e hoje tenho a alegria de entregar novos títulos. Essa regularização é fundamental para que a Prefeitura possa investir no loteamento. Já estamos executando trabalhos de infraestrutura, como iluminação, galerias de águas pluviais, obras de vias e pavimentos com lajotas. Nossa meta é realizar essas melhorias em outros loteamentos até o final da gestão'. O prefeito também agradeceu o apoio da Câmara de vereadores.

Guilherme Piai, presidente do ITESP, ressaltou a prioridade do órgão em garantir a posse dos terrenos aos proprietários: 'Desde que assumi a pasta, tenho trabalhado em conjunto com nosso governador, Tarcísio de Freitas, para proporcionar não apenas um CEP, mas também dignidade às pessoas do campo e da cidade. Agora, com o documento de posse, elas se tornam donas de suas terras e podem negociá-las e registrá-las devidamente. Parabenizo o prefeito Isnar e sua equipe pelo empenho'.

Durante a solenidade, o padre Agnaldo Pedro fez uma explanação sobre o saudoso padre Cosmo, que no passado realizou as doações de terras aos moradores. Ele também elogiou o trabalho da administração em buscar a regularização dos lotes, visando proporcionar mais dignidade e segurança às famílias: 'O que vem sendo feito em Sarutaia pela atual gestão apenas contempla a história iniciada por Cosmo. Temos que reconhecer o trabalho sério da Prefeitura'. O padre realizou a entrega de um livro sobre a história do padre Cosmo, intitulado: 'Padre Cosmo: o padre pedreiro'.

Ao final dos pronunciamentos, foram entregues os títulos fundiários aos proprietários dos lotes. Vale ressaltar que o trabalho em parceria entre o ITESP e a Prefeitura continuará, visando entregar mais títulos aos moradores de outros loteamentos do município em breve. Guilherme Piai concluiu: 'Estamos avançando com as documentações e em breve marcaremos outras datas para a entrega dos títulos aos proprietários de áreas de outros loteamentos do município", conclui o presidente do Itesp – Guilherme Piai.