19 JUL 2023
Encontro de Gestantes na UBS – Rita de Lourdes Rinaldi: Cuidado e Orientação para Futuras Mamães
Na noite desta quarta-feira (19), a UBS – Rita de Lourdes Rinaldi ocorreu mais um encontro de gestantes, promovido com carinho pela equipe do Programa Estratégia de Saúde da Família. Sob a liderança da enfermeira Mariana Arcene, a reunião reuniu as mães e contou com as participações da fisioterapeuta Lejania Marques, da farmacêutica Daniela Alcântara e da agente comunitária Michelle Alher.
Durante o encontro, as gestantes receberam orientações valiosas sobre medicações e vitaminas, a fim de garantir uma gestação saudável e segura. A farmacêutica Daniela compartilhou conhecimentos importantes sobre os cuidados com medicamentos durante a gravidez, esclarecendo dúvidas e ressaltando a importância de seguir as recomendações médicas.
A fisioterapeuta Lejania Marques aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre doenças lombares, que podem surgir ou ser agravadas durante a gestação, além de apresentar técnicas e exercícios para alívio de desconfortos e melhor qualidade de vida para as gestantes. Já a enfermeira Mariana Arcene abordou temas relacionados ao planejamento familiar e destacou os trabalhos desenvolvidos pela equipe de saúde para oferecer todo o suporte necessário às gestantes. A importância do acompanhamento pré-natal, cuidados com a alimentação e manter hábitos saudáveis também foram enfatizados durante a reunião.
Para a enfermeira Mariana, o encontro de gestantes é uma oportunidade de proporcionar informação e acolhimento às futuras mães: "Nosso objetivo é oferecer todo o suporte e orientação para que as gestantes vivam esse momento tão especial de suas vidas de forma tranquila e segura. Acreditamos que o conhecimento é fundamental para garantir uma gestação saudável e um futuro promissor para as crianças que estão por vir", explica.
Os encontros de gestantes são mensais e fazem parte de um conjunto de ações promovidas pela UBS – Rita de Lourdes Rinaldi para oferecer cuidado integral às gestantes e fortalecer o vínculo entre as famílias e a equipe de saúde. A participação ativa da comunidade nesses encontros é essencial para o sucesso dessas ações, proporcionando momentos de troca de experiências e aprendizado.