01 AGO 2023
Qualificação: Prefeitura de Sarutaiá e SEBRAE juntos pela capacitação no setor de confecções no município
A Administração Municipal de Sarutaiá, liderada pelo prefeito Isnar Freschi Soares, está comprometida com o progresso econômico e social do município. Com olhos voltados para o futuro, a gestão tem trabalhado incansavelmente para aprimorar a qualificação da mão de obra local, visando gerar mais empregos e fortalecer o polo de confecções na cidade. Atualmente, Sarutaiá abriga três empresas do ramo têxtil, as quais têm sido responsáveis pela criação de aproximadamente 300 empregos. Esse setor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia local, sendo uma das principais fontes de emprego e renda para os moradores da região.
Uma das parcerias recentes que se destacam nesse esforço é comemorada junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Com a contribuição valiosa do SEBRAE, a Prefeitura de Sarutaiá tornou possível a vinda da Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), um recurso educacional de ponta que oferecerá cursos de capacitação profissional para a comunidade local. Serão oferecidos cursos de costura em tecido plano e malha, além de conserto e reformas de roupas.
O curso de costura abrange competências essenciais, como a execução de operações básicas em diversas máquinas, como reta, overloque, interloque, galoneira, caseadeira, botoneira e travete, sempre seguindo os procedimentos padrões de empresas e as normas ambientais e de segurança. Além disso, os participantes terão acesso a aulas de gestão de vendas e finanças, preparando-os para gerir seus próprios negócios no setor. O curso ocorrerá no período da noite das 19 às 22 horas. Inicia no dia 04 de setembro e finaliza em 05 de outubro.
Já o curso de conserto e reformas de roupas tem como objetivo desenvolver competências relacionadas ao ajuste de medidas conforme a necessidade de cada corpo, reparo de defeitos de costura e troca de aviamentos, seguindo procedimentos técnicos e normas ambientais e de saúde de segurança no trabalho. As aulas serão realizadas no período de 04 de setembro a 10 de outubro, com horário das 13h às 17h. Vale salientar que ambos os cursos terão uma carga horária de 80 horas e serão ministrados por profissionais qualificados do SENAI.
O prefeito Isnar Freschi Soares celebrou a parceria e ressaltou a importância da Unidade Móvel do SENAI para o município: "Estamos extremamente gratos ao SEBRAE, que tornou possível a chegada da Unidade Móvel do SENAI em Sarutaiá. Essa parceria representa um marco para nossa cidade, pois permitirá que nossos moradores tenham acesso a um ensino de qualidade, com conteúdo atualizado e alinhado às demandas do setor de confecções", disse.
Já o representante do SEBRAE, Jocely Teixeira Júnior também comentou a relevância dessa parceria: "É notório o empenho da gestão municipal em valorizar os moradores de Sarutaiá, oferecendo-lhes oportunidades para crescerem profissionalmente e contribuírem de forma significativa para o desenvolvimento da cidade. Com o setor de confecções em crescimento e a presença de quatro empresas geradoras de empregos, a capacitação da mão de obra local torna-se imprescindível para o fortalecimento da economia do município", afirmou Juninho.
Os interessados em participar dos cursos devem ter no mínimo 18 anos de idade e ter concluído a 6ª série do Ensino Fundamental. O curso no período da noite será patrocinado pelo SEBRAE, enquanto o curso da tarde será uma cortesia do SENAI, atendendo a um pedido do prefeito Isnar Freschi para qualificar a mão de obra local, tendo em vista a relevância do setor de confecções no município. A responsabilidade pela capacitação ficará a cargo do SENAI, garantindo a qualidade e excelência do ensino oferecido.
Não perca essa oportunidade única de aprimorar suas habilidades em costura e abrir novas possibilidades no mercado de trabalho. As inscrições estão abertas na agência municipal do SEBRAE, localizada na Prefeitura, ou através do telefone (14) 3333 2011. As vagas são limitadas, por isso, garanta já sua participação nessa iniciativa de qualificação profissional promovida pela Prefeitura de Sarutaiá em parceria com o SEBRAE e SENAI, oferecendo uma formação sólida e alinhada às necessidades do setor produtivo.