08 SET 2023
Centenas de pessoas participam da programação alusiva da Independência do Brasil em Sarutaiá
Em uma quinta-feira que parecia ter sido pintada com as cores da esperança e da liberdade, a cidade de Sarutaiá celebrou o Dia da Independência do Brasil. Foi um espetáculo para os sentidos, uma festa que reuniu não apenas pessoas, mas também memórias e tradições que ecoam através das eras. Cerca de 600 pessoas, estudantes, professores e membros da comunidade, se uniram para relembrar um capítulo fundamental na história de nosso país. Juntos, eles se tornaram os protagonistas de um desfile que exalava um marco na história nacional.
As escolas, verdadeiros celeiros de conhecimento e formação, uniram forças para tornar este dia memorável. A EMEF - Iracema Marcondes de Alcântara, a EMEI - Margarida Alher de Goes e a Escola Estadual - Edgardo Cardoso, junto com o Projeto Espaço Vida, Coordenadorias de Esportes, Ação Social e Saúde, desfilaram em perfeita harmonia. A Fanfarra Municipal - Carlos Alberto Alher (Carlão) transformou as ruas em um palco de alegria, levando os ritmos que contagiavam a todos no desfile.
Os pequenos notáveis dos Berçários 1 e 2 foram os primeiros a chamar a atenção do público. Eles representaram a parceria entre Família e Escola, uma aliança sagrada no mundo da aprendizagem. Em seguida, os alunos dos Maternais 1 e 2 nos conduziram ao mundo encantado da Literatura Infantil, a porta mágica para a leitura. As Primeiras Etapas encantaram a todos, com o lema da "Cultura da Paz e do Amor", lembrando que o amor é a essência da educação infantil. Os artistas das Segundas Etapas contagiaram o público, com a representação dos Contos Infantis, através dos personagens dos Saltimbancos, uma fábula inspirada no clássico "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm.
A EMEF trouxe as tradições das regiões do Brasil para o desfile. Os primeiros anos representaram o Sul e a valentia dos gaúchos. Os segundos anos nos transportaram para o Norte, com símbolos de danças, culturas e ritmos cativantes. Os terceiros anos nos fizeram sentir a energia do Sudeste, com uma celebração do carnaval. Os alunos dos quartos anos foram a voz da região Centro-Oeste, o celeiro da nação, onde o agronegócio é a força motriz do país. Eles mostraram o potencial da região na produção de alimentos e a importância da pecuária na economia. Por fim, os alunos dos quintos anos representaram a região Nordeste, com uma explosão de atividades culturais.
A Escola Estadual Edgardo Cardoso também executou uma excelente apresentação, com a celebração das cores e culturas que compõem nosso Brasil. A Comissão de Frente desfilou com as bandeiras dos estados, um verdadeiro arco-íris de identidade nacional. Os alunos do Período Integral, nas disciplinas de Ciências Humanas e Sociais, mergulharam na rica cultura nordestina, destacando a importância de sua hidrografia na economia regional.
Ciências da Natureza e Matemática apresentaram as matrizes energéticas renováveis do Nordeste, uma visão inspiradora de um futuro mais sustentável. E na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, os estudantes trouxeram adereços de poesias e obras literárias de renomados autores, uma explosão criativa.
Vereadores, coordenadores, diretores e o prefeito Isnar Freschi acompanharam o desfile, aplaudindo entusiasticamente cada performance, desde os pequenos do berçário até os estudantes do EJA. O prefeito Isnar fez questão de parabenizar todos os participantes e as direções das escolas pela organização impecável do evento, idealizada pela Coordenadoria Municipal da Educação, através da professora Keli Machado. "Este desfile é um tributo à nossa cidade, à nossa nação e, acima de tudo, ao espírito de comunidade que nos une. Hoje, celebramos não apenas a Independência, mas também a importância de união, parcerias em prol do desenvolvimento de nosso município. Agradeço a participação de todos vocês e parabenizo a organização. Foi lindo e emocionante o nosso desfile”, afirmou o prefeito Isnar Freschi.
Uma emocionante homenagem aos familiares do saudoso Carlos Alberto Alher (Carlão), nome da Fanfarra Municipal, encerrou o evento com chave de ouro. A equipe da saúde também esteve presente, realizando testes de glicemia e medindo a pressão arterial dos moradores. E, como se toda essa festa não fosse suficiente, a Praça Adolfo Ramos da Silva se transformou em um parque de diversões, com brinquedos, pipocas e algodão doce para as crianças e adolescentes, proporcionando momentos de pura alegria, no feriado do sete de setembro.