26 SET 2023
Saúde e Social promovem palestra sobre o Setembro Amarelo em Sarutaiá
Na manhã de segunda-feira, dia 25 aconteceu no Centro de Conveniência do Idoso de Sarutaiá, uma atividade singular, dedicada ao "Setembro Amarelo". O Grupo de Caminhada Vida Ativa se uniu em busca de uma maior compreensão sobre a importância deste mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. A psicóloga Lisiane Machado, uma das palestrantes do evento, compartilhou sua visão sobre o significado do "Setembro Amarelo".
"Este é um período em que buscamos quebrar o silêncio em torno das questões da saúde mental. É uma oportunidade para lembrarmos a todos que a saúde emocional é tão fundamental quanto a física. Precisamos entender que é normal passar por momentos difíceis, mas também é fundamental buscar ajuda e apoio quando necessário. O Setembro Amarelo nos lembra disso, nos lembra que estamos juntos nessa jornada", mencionou a psicóloga.
A fisioterapeuta Isabela Galheigo também desempenhou um papel relevante, focando na saúde física e no bem-estar das pessoas. Ela enfatizou: "A saúde mental e física estão interligadas de maneira intrínseca. Quando cuidamos de nosso corpo, estamos fortalecendo nossa mente, e vice-versa. A atividade física não é apenas benéfica para o corpo, mas também para o equilíbrio emocional. O trabalho que realizamos aqui hoje é um testemunho do nosso compromisso com o bem-estar completo de todos”, argumentou.
Neste momento de reflexão e conscientização, a presença da Secretária de Saúde Eliane Matos, da enfermeira Mariana Arcene e de toda a equipe de saúde, incluindo auxiliares e agentes comunitárias, ressalta o comprometimento de Sarutaiá com a saúde integral de sua comunidade. O "Setembro Amarelo" nos convida a estender nossas mãos, a ouvir, a apoiar e a lembrar que a vida é um presente precioso que merece ser protegido e valorizado.