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Atualizado em: 04/09/2025 às 10h31
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LEI ORDINÁRIA Nº 1539, 02 DE SETEMBRO DE 2025
Assunto(s): Administração Municipal
Em vigor
LEI N.1539  DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.
 
 
 
Cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do (COMPDEC) do Município de Sarutaiá/SP e dá outras providências.
 
 
 
JOÃO ANTÔNIO FULONI, Prefeito do Município de Sarutaiá, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal de Sarutaiá aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei 
 
 
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Artigo 1°- Fica criada a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil - COMPDEC, do Município de Sarutaiá, diretamente vinculada e subordinada ao Prefeito ou ao seu eventual substituto, com a finalidade de coordenar em nível Municipal, todas as ações de Defesa Civil, nos períodos de normalidade e anormalidade. 
 
Artigo 2° - Para as finalidades desta Lei denomina-se:
 
I- Defesa Civil:  o conjunto de ações preventivas de socorro, assistencial e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social;
 
II- Desastre:  o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais;
 
III- Situação de emergência:  reconhecimento legal pelo Poder Público de situação anormal, provocada por desastre, causando danos superáveis pela comunidade afetada.
 
IV- Estado de calamidade pública:  reconhecimento legal pelo Poder Público de situação anormal, provocada por desastre, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive a incolumidade ou a vida de seus integrantes.
 
Artigo 3°- A COMPDEC manterá com os demais órgãos congêneres Municipais, Estaduais e Federais, estreito intercâmbio com o objetivo de receber e fornecer subsídios técnicos para esclarecimentos relativos a defesa civil.
 
Artigo 4°- A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil- COMPDEC, constitui órgão integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil, e será composta por:
 
- Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil
- Equipe Operacional
 
Artigo 5°- O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil atuará como órgão consultivo e deliberativo, e será composto de 08 (oito) membros representativos de órgãos governamentais e não governamentais, sendo:
 
I- Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC;
II- 01 (um) representante do Departamento da Agricultura e Meio Ambiente Municipal;
III-  01 (um) representante do Departamento da Saúde Municipal;
IV-  01 (um) representante do Departamento de Obras e Serviços Públicos Municipal;
V-  01 (um) representante do Departamento da Assistência Social Municipal;
VI-  01 (um) representante do Departamento de Engenharia Civil Municipal;
VII-  01 (um) representante da Polícia Militar;
VIII-  01 (um) representante da Sociedade Civil.
 
§1°- As reuniões do Conselho Municipal de Defesa Civil- COMPDEC, deverão ocorrer mediante convocação do Coordenador da COMPDEC, para deliberar sobre os assuntos previamente apresentados na convocação, devendo ocorrer no mínimo 01 (uma) reunião bimestral.
 
§2°- O Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, na reunião convocada atuará como Presidente de todas as reuniões, e nomeará, dentre os membros, o primeiro Secretário e o segundo Secretário.
 
§3°- Na ausência do Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC na reunião convocada, atuará como Presidente da reunião o primeiro Secretário, e na ausência concomitante de ambos, atuará como Presidente da reunião, o segundo Secretário.
 
§4°- Na ausência do Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, do 1º e do 2º Secretário na reunião, atuará como Presidente o membro presente de maior Idade.
 
 Artigo 6°- O Coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC de Sarutaiá, será indicado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal e compete ao mesmo organizar as atividades de Defesa Civil no Município, bem como, compete a execução, coordenação e mobilização de todas as ações de Defesa Civil no Município, com as seguintes atribuições e competências:
 
 
  • Promover a integração da Defesa Civil Municipal com entidades públicas e privadas, e com os órgãos Estaduais, regionais e Federais;
  • Estudar, definir e propor normas, planos e procedimentos que visem à prevenção, socorro e assistência da população e recuperação de áreas de risco ou quando estas forem atingidas por desastres;
  • Informar as ocorrências de desastres aos órgãos Estadual e central de Defesa Civil;
  • Manter atualizadas e disponíveis as informações relacionadas com as ameaças, vulnerabilidades, áreas de risco e população vulnerável;
  • Participar e colaborar com programas coordenados pelo SINDEC;
  • Sugerir obras e medidas de prevenção com o intuito de reduzir desastres;
  • Implantar o banco de dados e elaborar os mapas temáticos sobre ameaças, vulnerabilidades e riscos de desastres;
  • Implementações de medidas não estruturais e medidas estruturais;
  • Promover campanhas públicas educativas para estimular o envolvimento da população, motivando ações relacionadas com a defesa civil, através da mídia local;
  • Estar atenta as informações de alerta dos órgãos de previsão e acompanhamento para executar planos operacionais em tempo oportuno;
  • Comunicar aos órgãos competentes quando a produção, o manuseio ou o transporte de produtos perigosos puserem em perigo a população;
  • Capacitar recursos humanos para as ações de Defesa Civil;
  • Implantar programas de treinamento para voluntariado;
  • Estabelecer intercâmbio de ajuda com outros Municípios;
  • Implantar e manter atualizado o cadastro de recursos humanos, materiais e equipamentos a serem convocados e utilizados em situações de anormalidades;
  • Promover mobilização social visando a implantação de NUDEC’ s;
  •      Exercer outras atribuições correlatas.
 
 
Artigo 7°- Poderão constar dos currículos escolares nos estabelecimentos Municipais de ensino, noções gerais sobre procedimentos de Defesa Civil.

 Artigo 8°- Os servidores públicos designados para compor o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil- COMPDEC, e a Equipe Operacional, equipe esta que atuará nas ocorrências emergenciais, exercerão essas atividades sem prejuízos das funções que ocupam.
 
§1º - São atribuições da Equipe Operacional da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, dentre outras atribuições:
 
I – Atuar diretamente na prevenção e na minimização dos efeitos decorrentes de desastres;
II – Executar a distribuição e o controle de suprimentos necessários nos locais de abrigo, quando houver;
III – Executar ações de natureza operacional, como corte de galhos, recolhimento de destroços, e outras atividades nos locais afetados;
IV- Proceder às ações de defesa contra queimadas e incêndios e a posterior limpeza dos terrenos;
V- Auxiliar nas obras que tenham por objetivo reparar os danos decorrentes dos desastres;
VI – Atuar na captura de animais silvestres em área urbana;
VII –Ajudar na conscientização e direcionamento dos moradores dos locais de perigo, antes, durante e após as ocorrências;
VIII – Permanecer à disposição da COMPDEC para atuação emergencial;
IX – Utilizar o caminhão pipa e a viatura oficial da Defesa Civil para a locomoção até os locais atingidos, devendo zelar pela sua conservação, manutenção e abastecimento;
X – Cumprir com zelo as atribuições, atender com presteza a população e cumprir rigorosamente os horários de plantão, atendendo as convocações, sob pena de ser destituído da equipe.
 
 
§ 2º - A Equipe Operacional será composta por 8 funcionários sendo motoristas, operadores de máquina e trabalhadores braçais/serventes.
 
§ 3º - O regime de trabalho será de disponibilidade por ocorrências, sendo 4 funcionários a cada quinzena, em alternância.
 
§ 4º - Os funcionários que atuarem nas ocorrências, poderão ficar em suas residências e serão convocados pelo coordenador da defesa civil para atuar durante a ocorrência. Em virtude de urgência, a convocação ocorrerá prioritariamente via telefone da Defesa Civil Municipal.
 
§ 5º - Em virtude da grandeza da ocorrência, excepcionalmente, todos os membros poderão ser convocados.
 
§ 6º - Os funcionários que irão desenvolver as atribuições de Coordenação e a Equipe de Operacional da Defesa Civil, conforme artigo 6º e §1º do artigo 8º, serão designados através de ato do poder executivo, e exercerão atividade gratificada, que é a atividade ou conjunto de atividades específicas, cometidas a servidor do quadro permanente, para que a(s) execute(m) junto a administração, sem que venha a afastar-se de suas atribuições regulares, conferidas pelo cargo que ocupa
 
§ 7º As Atividades Gratificadas previstas no § 6º deverão ser cometidas aos ocupantes de cargo efetivo, para o desenvolvimento de atividades e atribuições necessárias e legalmente previstas nesta lei, designadas por ato administrativo próprio, no interesse da Administração Municipal.
 
 Artigo 9°- Fica criado o Fundo Municipal de Defesa Civil que tem duração indeterminada, natureza contábil e terá por finalidade captar, controlar e aplicar recursos financeiros, de modo a garantir a execução das ações de Defesa Civil, as quais compreendem os aspectos globais de prevenção de desastres, preparação para emergências e desastres, respostas aos desastres e reconstrução e recuperação originada por desastres.
 
§1°- O Fundo Municipal de Defesa Civil será administrado pelo Prefeito Municipal, em conjunto com a Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil- COMPDEC.
 
§2°- As ações de prevenção de desastres compreendem;
  • Avaliação dos riscos e Desastres;
    Estudo e mapeamento das ameaças dos Desastres;
    Estudo e mapeamento do grau de vulnerabilidade dos sistemas;
    Elaboração de projetos destinados a minimização de desastres, e;
     Confecção de projetos educativos e de divulgação
 
I- Redução dos riscos de desastres:
  • Adoção de medidas não estruturais que englobam o planejamento da ocupação e/ ou da utilização do espaço geográfico, em função da definição de áreas de riscos, visando a redução de desastres, e;
    Execução de medidas estruturais que englobam obras de engenharia de qualquer espécie, destinadas a redução de desastres.
 
§3°- Ações de preparação para emergências e desastres compreendem:
 
  • Capacitação e treinamento de recursos humanos;
    Aparelhamento dos órgãos de coordenação, execução e apoio logístico, integrantes do sistema de defesa civil;
    Desenvolvimento científico e tecnológico;
    Informação e pesquisa sobre desastres;
    Articulação e integração de ações de informações;
    Desenvolvimento institucional;
    Motivação e articulação Empresarial da população;
    Desenvolvimento e instalação de sistema de monitoração, alerta e alarme, para área de riscos ou sujeitas a desastres;
    Planos operacionais e de contingências, e;
    Planejamento de proteção de populações contra riscos de desastres
 
   §4°- As ações de resposta aos desastres compreendem;
 
  • Socorro e assistência as populações afetadas por desastres;
    As ações de socorro e assistências emergenciais compreendem as despesas de custeio operacional e apoio financeiro as entidades assistenciais sem fins lucrativos, as quais deverão prestar contas da aplicação dos recursos, respaldando providências básicas para atendimento durante e após a fase de impacto, inclusive a recuperação de áreas de risco.

§5°- As ações de reconstrução e recuperação compreendem;
 
  • Restabelecimento dos serviços públicos, da economia da área afetada, do moral social e do bem-estar da população;
    Realocação de populações afetadas por desastres;
III -Reconstrução e reabilitação de cenários de desastres, e;
 IV-Destinação de recursos para as despesas de custeio operacional das obras necessárias de recuperação e reconstrução dos locais atingidos pelos desastres.
 
Artigo 10- Compete ao órgão gestor do Fundo Municipal de Defesa Civil;
 
  • Administrar recursos financeiros;
    Cumprir as instruções e executar as diretrizes estabelecidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil;
    Prestar contas da gestão financeira, e;
    Desenvolver outras atividades determinadas pelo chefe do executivo Municipal, compatíveis com os objetivos do fundo.
 
Artigo 11- Constitui receita do Fundo Municipal de Defesa Civil:
 
  • As dotações orçamentárias consignadas anualmente no orçamento geral do Município e os créditos adicionais que lhe forem atribuídos;
    Os recursos transferidos da União, dos Estados ou do Município;
    Os auxílios, as dotações, as subvenções e contribuições de entidades públicas e/ou privadas, nacional ou estrangeira, destinados à prevenção de desastres, socorro, assistência em reconstrução;
    Os recursos provenientes de doações e contribuições de pessoas físicas e jurídicas;
    A remuneração decorrente de aplicação do mercado financeiro;
    Os saldos dos créditos extraordinários e especiais, aberto em decorrência de calamidade pública, não aplicados e ainda disponíveis, e;
    Outros recursos que lhe forem atribuídos.
 
§1°- Os recursos do Fundo Municipal de Defesa Civil serão movimentados em conta corrente específica aberta junto ao banco oficial sediada no município de Sarutaiá se houver, sendo o saldo positivo do fundo apurado em balanço transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
 
§2°- Os recursos alocados do Fundo Municipal de Defesa Civil terão destinação específica nas ações definidas no artigo 2º desta lei, não podendo servir de fonte para qualquer outro fundo ou programa instituído pelo Município.
 
Artigo 12- A comissão gestora do Fundo Municipal de Defesa Civil, será composta pelos membros do Conselho Municipal de Proteção Civil e da Tesoureira Municipal.
 
Artigo 13- A presente lei será regulamentada nos casos omissos pelo Poder Executivo Municipal, por meio de Decreto Municipal, no prazo de 60 (sessenta) dias a partir de sua publicação.
 
Artigo 14- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Lei Municipal nº 1295 de 22 de novembro de 2019.
 
 
 
Sarutaiá-SP, 02 de setembro de 2025.
 
 
 
JOÃO ANTONIO FULONI
PREFEITO MUNICIPAL
 
 
 
 
Publicado e registrado no Diário Oficial do Município.
 
 
 
 
OSMAR SOARES FRESCHI
DIRETOR ADMINISTRATIVO 
 
Autor
Executivo
* Nota: O conteúdo disponibilizado é meramente informativo não substituindo o original publicado em Diário Oficial.
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