29 JUN 2020
Prefeitura de Sarutaiá adquiri novo aparelho de ultrassonografia

A Prefeitura de Sarutaiá, por meio do Departamento Municipal de Saúde, adquiriu um novo aparelho de ultrassonografia, de última geração, com tecnologia avançada e muitos recursos que vão facilitar o dia a dia dos profissionais e melhorar a qualidade do atendimento. A compra foi realizada através de emenda do deputado federal, Celso Russomanno (Republicanos), a pedido do prefeito Isnar Freschi Soares.

"Quanto estive em Brasília visitando o gabinete no deputado Russomanno, quando destaquei a necessidade de conseguirmos uma verba para compra do aparelho, bem como outros equipamentos para estruturar nossa área da saúde. Aproveito a ocasião, para agradecer ao deputado pelo comprometimento com o nosso município, tenho certeza que é um recurso que empregamos para salvar vidas", explicou o prefeito Isnar Freschi que ficou muito feliz com a aquisição, destacando que a referida aquisição vai atender a demanda que há de exames.

O novo aparelho de ultrassonografia, moderno e com capacidade para produzir imagens em 3D, foi instalado no Centro de Saúde na última segunda-feira (29). Na ocasião o médico que irá manuseá-lo, Antônio Carlos Pereira Rosa esteve realizando os primeiros procedimentos nas gestantes. “O novo equipamento, além de ser digital e de alta resolução, tem capacidade para realizar exames de diversas especialidades médicas. Outro ponto positivo é que conseguiremos melhorar os diagnósticos dos pacientes”, comentou o médico Antônio Carlos que parabenizou a iniciativa do município.

A Diretora da Saúde de Sarutaiá, Nani Matos ressaltou a importância desta conquista. "Trata-se de um avanço significativo para a Saúde da nossa cidade. Este aparelho vai atender prioritariamente as mulheres pacientes do Sistema Único de Saúde, em consultas ginecológicas ou de gestantes e acaba com uma das nossas maiores necessidades", além de outros exames que precisávamos ir para Taquarituba ou pagar devido à necessidade das pessoas dependendo do diagnóstico”, frisa.

Vale salientar que o ultrassom traz a possibilidade de realizar exames de medicina interna abdominal, renal, ginecológica, obstétrica, mamas, tireoide e de via urinárias, além de outros. Dessa forma, essa aquisição trará uma maior comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já que, com o aparelho, mais exames poderão ser realizados no próprio município, sem a necessidade do paciente se deslocar a uma cidade vizinha para receber o atendimento. O Departamento da Saúde prevê uma média de até 40 exames por mês.

Isnar destacou que a compra do aparelho, além de suprir uma das maiores necessidades no atendimento médico da população local, serve para mostrar, mais uma vez, a atenção especial que o seu governo está dando ao município na área da saúde. “O progresso na área da saúde é uma responsabilidade muito importante e estamos trabalhando cada vez mais para atingi-lo da melhor forma possível, sempre tendo em vista o bem-estar dos moradores”, conclui o prefeito.