29 JUL 2020
Prefeitura de Sarutaiá reforça plano de ação contra COVID-19

A Prefeitura de Sarutaiá com objetivo de ampliar as ações de combate ao coronavírus, desenvolve a partir de segunda-feira (3) ações de monitoramento nos bairros da cidade, para mapear se há casos assintomáticos e com sintomas da doença. Para isso a equipe da saúde irá visitar as casas dos moradores e fazer a triagem. Nas últimas semanas houve aumento no registro de casos positivos da covid-19 no município. “Planejamos junto com o departamento de saúde esta iniciativa, para que possamos monitorar e saber o avanço da doença na cidade e evitar a propagação de casos”, relata o prefeito Isnar Freschi.

Segundo a administração a barreira sanitária vai permanecer na principal entrada da cidade e os funcionários irão medir a temperatura dos condutores e ocupantes dos veículos, bem como anotar as pessoas que deverão permanecer em Sarutaiá. Recentemente a Prefeitura contratou dois enfermeiros para atuar na linha de frente contra o coronavírus no município e eles estão atuando na Unidade Básica de Saúde – Rita de Lourdes Rinaldi. “Os dois enfermeiros são muito capacitados e junto com a nossa equipe tem desenvolvido um excelente trabalho na unidade. Eles estão fazendo os testes nas pessoas que apresentam sintomas da doença e monitorando os casos gripais. É uma forma adotada para acompanhar os pacientes e verificar se os sintomas são da covid-19”, afirmou a diretora da saúde Nani Mattos.

Desta forma, a Prefeitura de Sarutaiá adotará medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população, inclusive foram adquiridos material de proteção para o atendimento nas unidades de saúde. Desde o início da pandemia foi criado um Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus. Também foi adotado o sistema de divulgação da situação da doença no município com a veiculação de Boletins nos canais oficiais do município e enviou aos veículos de comunicação. Foram implantados faixas e banners informativos, para conscientizar a população, campanhas de porta a porta nas residências de Sarutaiá com panfletagens de material informativo da doença. Além das visitas nos estabelecimentos comerciais e aferições das temperaturas nos locais de aglomerações de pessoas.

De acordo com o departamento da saúde, todos os dispositivos e ações foram adotadas no município para demonstrar a importância das pessoas se protegerem, entretanto cabe ao cidadão a tarefa de acatar estas medidas. “Estamos fazendo a nossa parte, porém esperamos que os moradores também nos ajudem, no sentido seguirem as recomendações para evitar o contágio da covid-19. As pessoas devem evitar os ambientes de aglomerações, manter o distanciamento social, higienização principalmente das mãos são fundamentais e claro utilizar a máscara de forma correta seja ao sair de casa, como no ambiente de trabalho”, afirmou Nani Mattos que agradeceu o apoio que tem recebido da administração municipal.