1.Histórico
Breve relato e curiosidades históricas:
Sarutaiá foi fundada em 29 de novembro de 1879 pelo Senhor Bento Antonio Pereira, passando a distrito em 10 de dezembro de 1906 e elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 5285, possuindo sua emancipação político administrativa em 18 de fevereiro de 1959. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-08-1960.
2.Formação Administrativa
A empresa atende à Administração Municipal de Poder Executivo, administrando os recursos encaminhados pelo governo federal e estadual e a verba gerada com impostos no município. “A administração pública municipal é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade, seguindo os preceitos do Direito e da Moral, visando bem comum”. A Administração, seja direta ou indireta, obedecerá aos princípios de legalidade:- agindo de acordo com as leis, impessoalidade: sem objetivar bens pessoais, moralidade: administrar de forma a atender padrões aceito pela comunidade e publicidade:- transparência de todos os atos e fatos administrativos.
O primeiro Prefeito de Sarutaiá foi Pedro Alcântara Junior e seu mandato foi de 1.960 a 1963.
O Prefeito mais popular no município foi o Senhor Teodoreto Porfírio da Rocha, o qual administrou a cidade por 04 (quatro) mandatos, liderando o município por 12(doze) anos. Era tido como o pai dos pobres, pelos seus atos de humildade e por causa de suas obras de caridade e assistência ao povo carente.
O atual Prefeito é Isnar Freschi Soares, que administra o município desde 01 de janeiro de 2005 até a data de 31 de dezembro de 2008 de 2009 a 2012 e 2017 a 2020.
O município atualmente está progredindo tendo em vista a execução de vários convênios firmados com o governo estadual e governo federal, os quais proporcionaram um melhor bem-estar e acomodação ao povo. Convênios estes como: construção de uma rodoviária, construção de um pista de skate para a prática de esportes, construção de uma piscina semi-olímpica, pavimentação asfáltica, reforma e ampliação da EMEF Iracema Marcondes Alcântara, Reforma e Ampliação da EMEI Margarida Alher de Góes, além de equipamentos permanentes que beneficiaram a saúde do município.
3. Principais Departamentos
A Administração é dividida pelos seguintes setores Saúde, Educação, Administração em Geral, Departamento da Administração, Departamento de Obras e Engenharia, Departamento de Agricultura e Departamento da Ação Social.
4. Principais Produtos /Serviços
A Administração Pública atende diretamente a população, visando o bem estar e o bom atendimento aos funcionários municipais e à população em geral.
Dentre os principais serviços atendidos pela Prefeitura são o Ensino Fundamental ciclo 1, saúde e limpeza pública.
5. Níveis de Produção
Abrange a todos os departamentos da Administração Pública, direcionando os recursos necessários para a implantação de projetos sociais e benefícios às famílias de baixa renda e à população carente.
Visa o bem estar da população e os projetos sociais implantados para executar os benefícios cedidos pelo governo.
6. Tendências da Empresa
As expectativas de todos os governos que entram e saem da prefeitura, buscam o desenvolvimento do município, através de programas que ampliem a agricultura, a agropecuária, a educação, a saúde, as estradas e os pequenos negócios como pequenas fabricas que se instalam na cidade.
Atualmente pretende-se aumentar a quantidade de funcionários, capacitar os funcionários a fim de proporcionar um bom atendimento à população, e administrando corretamente os repasses.
Incentivar a geração de empregos na cidade, visto que a maioria da população é bóia-fria e depende da roça e da zona rural para sobreviver.
7. Tendências da Administração Pública
Equipar-se com sistemas práticos e ágeis, a fim de manter um melhor controle de funcionários, informações sobre a administração geral. Proporcionar palestras de temas como motivação a nível funcional, orientações e cursos para especializar e atualizar os funcionários para que estes estejam cada vez mais capacitados para assumirem suas obrigações.
8. Missão da Empresa
A missão da prefeitura é manter a ordem e promover programas que auxiliem os habitantes a sobreviver como cidadãos dignos de serem chamados Sarutaenses, dando forte atenção para a área de saúde, saneamento básico, educação, e o fortalecimento do comércio para a geração de empregos.
A Prefeitura Municipal de Sarutaiá tem por missão:
• Administrar com transparência os recursos recebidos pelo governo estadual e federal, e recursos municipais;
• Atender com qualidade aos seus clientes externos - o cidadão;
• Valorização dos seus clientes internos – o servidor público;
• Oferecer a população um bom atendimento e bem estar;
• Auxiliar no progresso da população local.
9. Política da Prefeitura Municipal
A Administração Pública tem como sua principal política administrar de forma transparente os recursos recebidos dos governos federal, estadual e municipal, promovendo a comodidade à população em geral, é a gestão dos interesses públicos, por meio de prestação de serviços públicos.
Os funcionários excutam as tarefas com seriedade e comprometimento, pois o pessoal da alta administração prevê a relação interpessoal e a interação de todos os funcionários. As tarefas são executadas com total apreço e vontade por parte dos funcionários.
Podemos citar como principais funções de política da administração pública os seguintes tópicos:-
• Operar de acordo com a legislação municipal, estadual e federal;
• Promover o contínuo treinamento e aperfeiçoamento do corpo funcional;
• Administrar o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
• Promover a administração de serviços públicos, a administração da coisa pública.
10. Setor Econômico
A Administração Pública executa a administração dos recursos federais, estaduais e municipais recebidos mensalmente das esferas dos governos, visando sanar os gastos da administração e proporcionar o investimento em melhores condições de vida à população em geral.
De acordo com dados do setor de contabilidade, o município de Sarutaiá recebe em média R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) mensais, para cobrir seus gastos com a folha de pagamento dos funcionários, fornecedores, água, energia elétrica e encargos sociais.
11.Segmento de Mercado
Prefeitura Municipal, administração direta de recursos públicos.
12 . Concorrência
Na administração pública não há concorrentes, pois ela é destinada à população em geral, não havendo concorrência com outras prefeituras ou outras esferas do governo.
A prefeitura atua em muitos meios de serviços que provêem a saúde, educação, e sobrevivência da população de Sarutaiá. Além, é claro, incentivar o desenvolvimento de muitas áreas que realmente dariam um bom retorno para a cidade, como por exemplo, a agricultura, agropecuária e o âmbito industrial.
13. Fornecedores
Por tratar-se de administração pública, muitas compras são realizadas através de licitação. A merenda escolar, materiais escolares, materiais de escritório, medicamentos, combustíveis, etc, tem custos altos e, pela legislação, o correto seria a compra por licitação. Nesta modalidade o fornecedor que possui o menor preço é quem fornece os produtos para administração, não tendo assim um fornecedor fixo.
14. Clientes
O principal cliente da administração pública é a população, pois ela trabalha em prol do bom atendimento e do bem estar da população.
15. Influências Externas
A administração publica depende muito de relações políticas.Portanto, o partido político e a influência com deputados ajudam na conquista de recursos e convênios destinados a melhorias no município.
16. Ambiente Interno
O ambiente interno modifica-se de acordo com as eleições.Cada prefeito que assume tem uma forma de administrar, sempre seguindo a orientação do Tribunal de Contas e seguindo de acordo com as legislações vigentes, de forma transparente mediante a administração de recursos.Porém, não há uma cultura e nem tradição a serem seguidas.
A comunicação é feita através de telefones e via internet. A administração pública vive em constante mudança tendo em vista os novos meios de prestação de contas tanto em relação a recursos recebidos de secretarias quanto a prestação de contas. O órgão de fiscalização – o Tribunal de Contas do Estado, está cada vez mais atualizado e informatizado em busca de acolher o mais rápido possível as informações.
17. Tecnologias Empregadas
A Administração Pública é informatizada – Softwares, os programas são interligados por redes, internet, Rede de Dados de comunicação interna.
Prefeito - Isnar Freschi Soares
Rua Santa Catarina, 47 – SARUTAIÁ/SP