O Projeto “Sacola Viajante” consiste no empréstimo de diferentes portadores de texto para que a criança realize sua leitura em casa junto à família.
Justificativa
Este projeto enfoca a importância de ouvir histórias e outros gêneros textuais, proporciona o contato da criança desde a mais tenra idade com a leitura.
Quando a criança ouve ou lê uma história é capaz de viajar por um mundo encantado, adquiri a capacidade de argumentar, passa a interagir com os textos.
Sabemos que a leitura contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, proporcionando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de livros, revistas, jornais, etc…, pelas crianças, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem, isso é visível quando uma criança folheia um livro, emite sons e faz gestos como se estivessem lendo.
Portanto, acreditamos que devemos propiciar às crianças o contato com os diversos gêneros textuais através deste projeto, contando com a parceria das famílias para incentivar e estimular o habito da leitura, tornando um ato prazeroso para as crianças.
Objetivos Gerais
Objetivos específicos
Recursos
• Sacola de tecido
• Diferentes portadores textuais
• Materiais diversificados para decoração da sacola
Desenvolvimento
Cada sala da U.E. terá uma sacola de tecido contendo diversos portadores de texto, será feito um rodizio três vezes por semana (segunda, quarta e sexta- feira), a professora seguirá a lista de alunos na ordem alfabética para a escolha de quem levará a sacola no próximo dia.
Os pais deverão ler para a criança em casa e no dia do retorno da sacola pedir para que a criança diga à sala qual o gênero escolhido e faça o reconto deste.
Avaliação
A avaliação será feita durante todo o processo, pois dela dependem os próximos passos e os ajustes que se fizer necessário.
Produto Final
Será realizado nas dependências da EMEI. “Margarida Alher de Goes” no período diurno em horário de aula um Sarau apresentado pelos familiares dos alunos, estes farão a escolha de um gênero textual e junto com a equipe docente prepararão a apresentação que acontecerá no mês de agosto.