19 JAN 2023
Programa Melhor Caminho recupera mais de 6 KM de estradas rurais de Sarutaiá
A cidade de Sarutaiá foi beneficiada pelo programa “Melhor Caminho”, lançado em 2021 pelo ex-governador João Doria e na época o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges. O programa tem como objetivo recuperar estradas rurais, visando contribuir com o desenvolvimento agrícola da localidade. Na manhã de quinta-feira (19), o prefeito Isnar e o vice Sérgio Ferrazzi estiveram verificando os serviços que já foram concluídos no acesso rural da estrada velha que liga Sarutaiá até Tejupá. Segundo a administração foram recuperados 6,3 quilometros.

No trajeto foram realizadas a limpeza, alargamento da estrada, abertura de caixa de contenção de águas, nivelamento e a colocação de camadas de pedras. “Foi um trabalho que trouxe benefício há muitas propriedades rurais, todo o acesso foi ampliando numa extensão de 8 metros de largura de 8 metros, sendo colocado 6 metros de pedregulho. Ocorreram adequações em alguns pontos para facilitar o trânsito dos veículos de grande porte, como retirada dos barrancos e implantação do sistema de drenagem. Uma benfeitoria muito aguardada pelos moradores e proprietários que utilizam desta estrada”, relatou o vice-prefeito Sérgio Ferrazzi.

As obras do Melhor Caminho também geraram empregos aos moradores de Sarutaiá, porque a empresa responsável pelos serviços contratou alguns sarutaienses. Ao prefeito Isnar Freschi, os moradores da zona rural agradeceram a iniciativa, pois além de melhorar e simplificar a vida do agricultor, favorece o escoamento da produção agropecuária, diminuindo a erosão do solo e o assoreamento dos rios. “Mais uma meta da nossa gestão que conseguimos concluir e tirar do papel. Foram mais de um ano de trabalho, pois a estrada estava ruim e necessitava de readequações, para garantir segurança aos produtores e pecuaristas. Esta ação também beneficia a Prefeitura, que frequentemente utiliza da estrada para o transporte da educação e saúde”, frisa Isnar.

O prefeito ainda afirmou que paralelamente ao Melhor Caminho, a Prefeitura também através dos funcionários da Patrulha Rural, estão realizando a manutenção de diversas estradas que necessitam de algumas melhorias. Em boa parte, estão sendo colocadas pedras, sendo feita a abertura de caixa de contenções de águas das chuvas e nivelamento. “Com a conquistas de novos caminhões e maquinários, nossa equipe está executando um brilhante trabalho nas estradas, para prevenir problemas que dificultam o tráfego de veículos leves e pesados”, concluiu o prefeito de Sarutaiá.