04 ABR 2023
UBS Rita de Lourdes Rinaldi realiza campanha de Papanicolau em Sarutaiá
A Unidade Básica de Saúde Rita de Lourdes Rinaldi realizou uma importante campanha de prevenção ao câncer de colo do útero na última terça-feira (28). A ação, que conto com a participação da enfermeira Mariana Arcene e sua equipe, teve como objetivo a coleta do exame de Papanicolau para a detecção precoce da doença. Segundo a enfermeira Mariana, o câncer de colo do útero é uma das principais causas de complicações entre as mulheres. "O exame de Papanicolau é simples, rápido e indolor, mas muitas mulheres ainda têm recebido de realizá-lo. Por isso, é importante que a gente promova campanhas como essa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção", afirmou Mariana.

Durante a campanha, as mulheres que ainda não haviam realizado o exame foram atendidas pela equipe de enfermagem da UBS, que desejaram o procedimento de forma gratuita e com agendamento prévio. A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade local, que elogiou a atuação da equipe de saúde. “A equipe de enfermagem foi muito atenciosa e comprometida para atender com presteza as mulheres, cerca de 40 participaram da ação. Gostaria de informar que a Unidade está à disposição daquelas que ainda não fizeram o procedimento. Elas podem fazer o agendamento, para que possamos novamente realizar o procedimento”, comentou a enfermeira Simone Neves.

A campanha de prevenção ao câncer de colo do útero realizada pela UBS Rita de Lourdes Rinaldi demonstra a importância do trabalho de conscientização e prevenção realizado pelos profissionais de saúde. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.